Núcleo de Formação Docente é apresentado à comunidade acadêmica

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Quinta, 14 Novembro 2019 16:45 | Última Atualização: Quinta, 14 Novembro 2019 17:37

Na tarde desta quarta-feira (13/11), coordenadores dos cursos de licenciaturas, coordenadores e professores da residência pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), além de estudantes que participam de projetos de pesquisa, ensino e extensão envolvendo a formação de professores de diferentes cursos da UFLA, conheceram o Laboratório Interdisciplinar Formação de Professores (Life) do Núcleo de Formação Docente, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Foi feita uma breve apresentação do prédio aos futuros usuários e, na oportunidade, o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, destacou que foram muitas etapas até conseguir consolidar o espaço. “Para nós, é um momento de alegria, principalmente para a área de formação de professores, já que foi feito um investimento muito grande da atual gestão, e os recursos que vieram da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o Life foram transformados nessa edificação, que atende a formação de professores desde o nível das licenciaturas até a formação de professores de graduação."

Além do Núcleo de Formação Docente, estão instalados no prédio a Diretoria de Avaliação e Aperfeiçoamento do Ensino (Dade) e o Núcleo de Línguas, que também faz parte de um projeto estratégico da Instituição. Para a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Iraziet da Cunha Charret, “o Núcleo de Formação Docente irá abrigar as reuniões que hoje são realizadas em diversos departamentos dos cursos de graduação e de pós-graduação que estão vinculados à formação de professores. Além das reuniões, o objetivo é centralizar todas as ações desenvolvidas pelo Núcleo”.

Para Jordânia de Cássia de Oliveira Silva, professora do ensino fundamental da Escola Estadual João Batista Hermeto e  preceptora da Residência Pedagógica, o espaço será de grande importância. “Sempre achávamos dificuldade em ter um ambiente só para nós, principalmente para as reuniões e o desenvolvimento dos projetos. Ficávamos muito deslocadas, procurando por salas e, agora, esse ambiente vai facilitar muito o desenvolvimento do nosso trabalho. Eu, como ex-aluna da UFLA, tenho que parabenizar a universidade. Aqui vejo que há cada vez mais investimento na educação, principalmente na nossa área."

Texto:  Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig.