evento

Prorrogado o prazo de submissão de trabalhos para o V Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 04 Dezembro 2019 12:26 | Última Atualização: Quarta, 04 Dezembro 2019 12:27
Gentileza solicitar descrição da imagem

A submissão de trabalhos, oficinas e minicursos para o V Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (V CIM) pode ser realizada até o dia 9/12. O evento ocorre entre os dias 28 e 30 de abril de 2020 na UFLA com o tema “Inclusão, permanência e sucesso: como inovar para alcançar cada estudante?”, e tem como propósito possibilitar reflexões, promover a troca de saberes e fomentar a produção e divulgação, em rede, de práticas didático-metodológicas inovadoras no ensino superior e tecnológico.

Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias:

1- Resultado de pesquisa (relato de experiência, ensaio, revisão de literatura, pesquisa empírica etc.)

2- Recursos Educacionais

3- Portfólio

4- LabDocências

5- Outros

Os eixos temáticos para a submissão de trabalho são: Avaliação da Aprendizagem; Estratégias de permanência no Ensino Superior e Tecnológico: Evasão, Retenção e Sucesso Acadêmico; Currículo: Concepções, reformulações e inovações; Recursos Educacionais e laboratórios de ensino; Metodologias de Ensino e de Aprendizagem; Centralidade discente: acolhimento, engajamento, autonomia e acompanhamento de egresso; Tecnologias digitais e inteligência artificial; Articulação ensino, pesquisa e extensão; Educação inclusiva; Perspectivas Complementares; Portfólio.

Serão selecionadas, ainda, oito propostas de oficinas e oito propostas de minicursos a serem realizados nos dias 28 e 30 de abril de 2020.

Sobre o Congresso

O CIM é um evento anual realizado, desde 2015, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2020, na sua V edição, traz uma perspectiva Interinstitucional, e será sediado na Universidade Federal de Lavras (UFLA). As discussões e as atividades propostas são advindas da construção coletiva, colaborativa e compartilhada entre integrantes das seguintes IES: UFMG, UFLA, UFOP, IFNMG, UFVJM, UFG, IFMG Ouro Preto. O tema da quinta edição propõe reflexões e debates sobre inovações metodológicas, de modelos e de práticas pedagógicas na busca pela inclusão, pelo sucesso e pela permanência dos estudantes no ensino superior de forma a promover uma formação mais holística, humanista, crítica, ética e cooperativa dos profissionais.