Concluído 1º ciclo de capacitação em língua inglesa para servidores da UFLA

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 12 Dezembro 2019 13:36 | Última Atualização: Sexta, 13 Dezembro 2019 17:26
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nos dias 10 e 11/12 foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o "English Day", evento de encerramento do 1º Ciclo de Capacitação em Língua Inglesa ofertado dentro do Plano de Capacitação de Servidores. A capacitação continuada em língua inglesa encerrou-se com uma cerimônia de formatura e apresentações de seminários com diversos temas. As apresentações foram em língua inglesa e demonstraram o desenvolvimento alcançado durante o ciclo.

Neste ano, 21 participantes concluíram o nível avançado do curso e receberam a certificação – quatro deles participaram do curso desde o primeiro nível.

O evento foi organizado pelo coordenador e professor do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL), Gasperim Ramalho de Souza, e pelos participantes do curso, com o apoio da Coordenadoria de Capacitação e Avaliação (CCA) vinculada à Pró- Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP).

Estiveram presentes na cerimônia servidores da Instituição, amigos e familiares. Os participantes tiveram a oportunidade de expressar seus sentimentos e agradeceram à Universidade pela oportunidade que lhes foi oferecida, enfatizando a importância da continuidade da capacitação. “Esse curso de inglês me proporcionou a oportunidade de acolher melhor estrangeiros que vêm estudar na Universidade, me proporcionou ler artigos e livros em outros idiomas, e aprender mais sobre diversos assuntos. Além disso, foi um momento de trabalhar a minha saúde mental, pude ler diferentes textos e me relacionar com pessoas de diversos setores da UFLA. Só ganhei com esse curso e espero retribuir à Universidade todo o aprendizado e atender melhor o público”, comentou a secretária do Departamento de Química (DQI), Ana Cristina de Souza Gomes.

Para o professor Gasperim Ramalho de Souza, a cerimônia foi um evento importante, pois marcou, além dos 5 anos de aprendizado da língua inglesa, vários anos em que servidores de diversos departamentos da Universidade interagiram na mesma aula. “Eles puderam participar, ao longo desses anos, usando a língua estrangeira como meio de instrução. Mas, acima de tudo, a partir desse idioma, usufruíram de diversas experiências dentro da UFLA e fora dela, contribuindo também para internacionalização da Universidade e levando a ideia de que falar uma outra língua é acima de tudo um direito”.

A gratidão e emoção foram sentimentos presentes na cerimônia de encerramento. O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, parabenizou aos participantes e coordenadores pelo trabalho realizado que, desde fevereiro de 2015, já contemplou 48 servidores. “Essa foi uma das maiores conquistas quando falamos de capacitação para servidores, pois foi nítido ver a intensidade dos participantes em relação ao curso. Isso representa muito para a gestão, sendo a essência do comprometimento e do envolvimento pessoal e profissional. Esta capacitação demonstra a importância de uma formação na vida de servidores da UFLA, o mérito é das pessoas que formam, mas a ideia advinda e colocada em prática é importantíssima. Por isso, parabenizo a todos os envolvidos pelo jeito diferente com que o curso foi realizado e que já está fazendo a diferença”, destaca o reitor.

Além do professor de língua inglesa, Gasperim Ramalho de Souza, que está à frente da turma há 2 anos, outros profissionais atuaram como professores e coordenadores durante este ciclo, como as professoras Jamila Viegas Rodrigues e Catarina Dallapicula, e o professor Rubens Lacerda de Sá.

Texto: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom