Professores de língua inglesa da UFLA dão dicas para aprender uma segunda língua
Que tal aproveitar o período de distanciamento social e colocar em prática o almejado objetivo de aprender uma segunda língua, ou, praticar o seu inglês? Professores de língua inglesa do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras (DEL/UFLA) fizeram uma relação de dicas para que seus objetivos sejam alcançados com sucesso.
Os professores explicam que, inicialmente, é importante que os alunos se preparem para a aprendizagem através da construção de estratégias (metacognitivas, sociais...) baseadas em seus estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas. “Em linhas gerais, os estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas podem nortear as suas escolhas de materiais, atividades que dialogam com a sua personalidade, suas potencialidades e suas dificuldades como aprendizes.”
Na tentativa de guiar o aluno para ser o agente do seu próprio aprendizado, eles sugerem o teste de estilos de aprendizagem em inglês (https://www.how-to-study.com/learning-style-assessment/) ou em português (http://www.cchla.ufpb.br/ccmd/aprendizagem/) para os mais iniciantes na aprendizagem da segunda língua.
Para que o estudante possa selecionar opções mais apropriadas para seu estilo de aprendizagem e inteligência, pode-se fazer o teste de inteligências múltiplas, em inglês (https://www.literacynet.org/mi/assessment/findyourstrengths.html) ou em português (http://idaam.edu.br/ambiente/multiplas-inteligencias/teste-multiplas-inteligencias.html).
Aprender músicas novas e, a partir delas, estudar o vocabulário, as expressões e a construção das sentenças, contribui para a aprendizagem da segunda língua.
As séries de TV também podem ser favoráveis para o aprendizado, a partir de 3 etapas:
1- assistir a um episódio com legendas em língua materna (se necessário) ou na língua alvo;
2- assistir a pequenos trechos sem legenda, com atenção à pronúncia (aqui, pode haver enfoque em aspectos específicos);
3- atividades variadas: produzir um resumo oral ou escrito do episódio, selecionar itens de vocabulário para aprendizagem intensiva, analisar o desempenho de atores por escrito, escrever um roteiro alternativo, entre outros.
Cursos, aplicativos e atividades lúdicas para aprender a língua inglesa
- Há diversos cursos oferecidos no MOOC. O aluno pode aprender uma outra língua, aperfeiçoar o inglês ou aprender sobre um assunto do seu interesse e ao mesmo tempo aperfeiçoar seu inglês. Os cursos do MOOC são oferecidos por universidades de grande reputação. São gratuitos, sendo cobrada apenas a taxa pelo certificado da universidade caso seja de interesse do aluno (https://www.mooc.org/). Existe também o BBC Learning English (https://www.bbc.co.uk/learningenglish/) e as palestras do TED (https://www.ted.com/), em website e aplicativo para celular.
- O aplicativo Lyrics Training, também disponível em website, é uma alternativa para quem quer aprender cantando. Por meio dele, o aluno precisa completar músicas diversas, em diferentes níveis de dificuldade.
- Para os amantes das literaturas de língua inglesa, existem diversos sites:
https://literature.britishcouncil.org/
https://americanliterature.com/
https://usa.usembassy.de/arts-literature.htm
- No Youtube também é possível encontrar conteúdos para quem quer assistir a alguns vídeos sobre a história das literaturas de língua inglesa (na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos):
https://www.youtube.com/watch?v=SfKhlJIAhew
https://www.youtube.com/watch?v=OfmfgrVt6ao