Ir direto para menu de acessibilidade.
Dicas

Professores de língua inglesa da UFLA dão dicas para aprender uma segunda língua

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Segunda, 20 Abril 2020 17:29 | Última Atualização: Sexta, 30 Julho 2021 15:53
Gentileza solicitar descrição da imagem

Que tal aproveitar o período de distanciamento social e colocar em prática o almejado objetivo de aprender uma segunda língua, ou, praticar o seu inglês? Professores de língua inglesa do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras (DEL/UFLA) fizeram uma relação de dicas para que seus objetivos sejam alcançados com sucesso.

Os professores explicam que, inicialmente, é importante que os alunos se preparem para a aprendizagem através da construção de estratégias (metacognitivas, sociais...) baseadas em seus estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas. “Em linhas gerais, os estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas podem nortear as suas escolhas de materiais, atividades que dialogam com a sua personalidade, suas potencialidades e suas dificuldades como aprendizes.”

Na tentativa de guiar o aluno para ser o agente do seu próprio aprendizado, eles sugerem o teste de estilos de aprendizagem em inglês (https://www.how-to-study.com/learning-style-assessment/) ou em português (http://www.cchla.ufpb.br/ccmd/aprendizagem/) para os mais iniciantes na aprendizagem da segunda língua.

Para que o estudante possa selecionar opções mais apropriadas para seu estilo de aprendizagem e inteligência, pode-se fazer o teste de inteligências múltiplas, em inglês (https://www.literacynet.org/mi/assessment/findyourstrengths.html) ou em português (http://idaam.edu.br/ambiente/multiplas-inteligencias/teste-multiplas-inteligencias.html).

Aprender músicas novas e, a partir delas, estudar o vocabulário, as expressões e a construção das sentenças, contribui para a aprendizagem da segunda língua.

As séries de TV também podem ser favoráveis para o aprendizado, a partir de 3 etapas:

1- assistir a um episódio com legendas em língua materna (se necessário) ou na língua alvo;

2- assistir a pequenos trechos sem legenda, com atenção à pronúncia (aqui, pode haver enfoque em aspectos específicos);

3- atividades variadas: produzir um resumo oral ou escrito do episódio, selecionar itens de vocabulário para aprendizagem intensiva, analisar o desempenho de atores por escrito, escrever um roteiro alternativo, entre outros.

Cursos, aplicativos e atividades lúdicas para aprender a língua inglesa

- Há diversos cursos oferecidos no MOOC. O aluno pode aprender uma outra língua, aperfeiçoar o inglês ou aprender sobre um assunto do seu interesse e ao mesmo tempo aperfeiçoar seu inglês. Os cursos do MOOC são oferecidos por universidades de grande reputação. São gratuitos, sendo cobrada apenas a taxa pelo certificado da universidade caso seja de interesse do aluno (https://www.mooc.org/). Existe também o BBC Learning English (https://www.bbc.co.uk/learningenglish/) e as palestras do TED (https://www.ted.com/), em website e aplicativo para celular.

- O aplicativo Lyrics Training, também disponível em website, é uma alternativa para quem quer aprender cantando. Por meio dele, o aluno precisa completar músicas diversas, em diferentes níveis de dificuldade.

- Para os amantes das literaturas de língua inglesa, existem diversos sites:

https://literature.britishcouncil.org/ 

https://americanliterature.com/ 

https://usa.usembassy.de/arts-literature.htm  

- No Youtube também é possível encontrar conteúdos para quem quer assistir a alguns vídeos sobre a história das literaturas de língua inglesa (na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos):

https://www.youtube.com/watch?v=SfKhlJIAhew

https://www.youtube.com/watch?v=OfmfgrVt6ao

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção