ATIVIDADES LETIVAS

PRG realiza, dia 27, live com a comunidade acadêmica sobre retomada das atividades letivas de forma remota

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 24 Abril 2020 14:59 | Última Atualização: Sábado, 25 Abril 2020 15:59 | Acessos: 3767

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) realizará uma transmissão ao vivo (live) na segunda-feira (27/4), para discutir, com a comunidade acadêmica da UFLA, alternativas de reativação do calendário letivo com atividades de ensino-aprendizagem realizadas de forma remota. A live será transmitida a partir das 15h pelo Youtube, no link https://youtu.be/KZz8n-DtPAU.

A transmissão será aberta à participação de todos os membros da comunidade acadêmica: docentes, estudantes e técnicos administrativos. Durante a live, será possível enviar comentários e perguntas sobre a proposta de retomada das atividades letivas.

Enquete on-line

Com a indefinição sobre o retorno das atividades letivas de forma presencial, devido à disseminação do novo coronavírus pelo País, a Diretoria Executiva, a Pró-Reitoria de Graduação, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e os coordenadores de curso avaliam alternativas para retomar as atividades remotamente.

Na quinta-feira (23/4), foi iniciada uma enquete on-line para subsidiar a elaboração de uma proposta sobre a continuidade dos trabalhos no semestre letivo que atenda a comunidade acadêmica.

A enquete possui questionários específicos para servidores e estudantes, disponíveis no link https://forms.gle/14pN9Bzoz2mLquWW8, e pode ser acessada até dia 28/4.

Motivos para a retomada

A comunidade discente da UFLA é constituída por estudantes de todo o País. Na graduação, há estudantes provenientes de 26 estados e do Distrito Federal. Cerca de 80% deles são de Minas Gerais e 17% de São Paulo. Somente o Estado de Minas é representado por 344 cidades. Trata-se, portanto, de uma comunidade estudantil muito dispersa, proveniente de regiões com diferentes quadros de transmissão e combate ao coronavírus. Nesse contexto, não é possível prever quando e como será possível retomar o calendário letivo com atividades presenciais, contando com 100% dos estudantes aptos a frequentarem o câmpus.

Cerca de 85% dos componentes curriculares em oferta neste semestre são compostos por conteúdos teóricos, ou parte teóricos e parte práticos. Com recursos mínimos de conectividade, artefatos digitais e conhecimento tecnológico, é possível criar condições para o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem na maioria das disciplinas da graduação.

No que diz respeito ao processo pedagógico, a PRG enfatiza que a interrupção prolongada das atividades acadêmicas pode causar evasão por desistência, aumento nos pedidos de transferência e abandono, bem como o atraso na conclusão do curso. Além disso, o afastamento por um longo período pode desmobilizar os processos cognitivos que mantêm os estudantes focados nos estudos.