SEMESTRE LETIVO

CEPE aprova início de Estudo Remoto Emergencial a partir de 1° de junho

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 14 Mai 2020 20:27 | Última Atualização: Segunda, 09 Agosto 2021 10:33
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) aprovou, nesta quinta-feira (14/5), a retomada do primeiro semestre letivo de 2020 dos cursos de graduação e pós-graduação. O retorno das atividades ocorrerá por meio de Estudo Remoto Emergencial (ERE), a partir de 1° de junho.

A carga horária dos componentes curriculares não será contada em dias letivos, mas por semanas letivas. O novo calendário prevê o cumprimento de até 10 semanas letivas remotas e será adotado até a determinação de encerramento do período de distanciamento social por autoridade competente ou até 8 de agosto, o que ocorrer primeiro. Após esse período, serão realizadas, no mínimo, quatro semanas letivas presenciais para revisões de conteúdo e aplicação de provas. Estas ocorrerão quando houver condições de retorno às atividades.

Não será registrada frequência ou reprovação por abandono neste semestre letivo. As atividades serão disponibilizadas aos estudantes no Campus Virtual, ou no Google Classroom, desde que o professor se responsabilize por inserir a relação de estudantes matriculados.

As semanas compreendidas entre os dias 11 e 29/5 serão consideradas semanas letivas especiais com curso preparatório para estudos orientados. Neste período, os docentes estão participando de capacitações para a utilização de recursos digitais educacionais na mediação do ensino-aprendizagem e irão preparar os novos planos de ensino e os Roteiros de Estudo Orientado que servirão de base para as rotinas de estudo. Também será oferecida aos estudantes formação específica para a realização dos estudos orientados.

Os docentes responsáveis por componentes curriculares com conteúdos considerados inviáveis para a oferta como Estudo Remoto Emergencial podem solicitar cancelamento da oferta, por meio de formulário específico disponível no site da PRG, mediante apresentação de justificativa fundamentada. A solicitação deve ser encaminhada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 22/5. Se o componente curricular cancelado for requisito para outros, os estudantes já matriculados poderão solicitar quebra de requisito no semestre seguinte.

O estudante que considerar que não possui condições para acompanhar o Estudo Remoto Emergencial pode solicitar o cancelamento do componente curricular específico ou o trancamento geral do curso no semestre 2020/1. O cancelamento ou trancamento não seguirão a contagem prevista no regulamento vigente. Os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que comprovarem essa condição, receberão auxílio acesso digital, destinado à contratação de serviço de conexão de internet.

Com a indefinição sobre o retorno das atividades letivas de forma presencial, devido à disseminação do novo coronavírus pelo País, em abril, a Diretoria Executiva, a Pró-Reitoria de Graduação, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e os coordenadores de curso d UFLA começaram a avaliar alternativas para retomar as atividades remotamente. Foi então, iniciada a elaboração de uma proposta, apresentada à comunidade acadêmica no final de abril e aberta a sugestões. No período, também foi realizada uma enquete on-line, com a participação de docentes, discentes e técnicos administrativos, para subsidiar a eleboração da proposta de resolução apresentada ao CEPE.