Ir direto para menu de acessibilidade.
PREMIAÇÃO

Estudante do Curso de Engenharia da UFLA é uma das vencedoras do Prêmio TCC/ IC 2020

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Quinta, 02 Julho 2020 14:51 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 15:10 | Acessos: 1690

A estudante Beatriz Mydori Carvalho Urashima, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA), obteve o 2º lugar, na  categoria "Trabalho de Conclusão de Curso" (TCC), do Prêmio TCC/ IC 2020 - Tecnologia em Geossintéticos "Benedito de Souza Bueno”. O prêmio é organizado pela Associação Brasileira de Geossintéticos e pelo Comitê Técnico de Geossintéticos, com o objetivo de escolher e premiar os melhores trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica desenvolvidos no Brasil relacionados com os geossintéticos.

O trabalho de conclusão de curso de Beatriz aborda o tema “Modelagem matemática da durabilidade de geotêxteis expostos a intempéries” e avalia a durabilidade de tecidos de polipropileno conhecidos como geotêxteis, por meio da submissão destes às condições climáticas. Com essa avaliação, foi possível validar um modelo matemático que considera o acúmulo de danos em geotêxteis expostos às intempéries ao longo do tempo e permite estimar as suas propriedades mecânicas em um determinado tempo de interesse. " Ter o TCC premiado por uma instituição tão importante no cenário dos geossintéticos é extremamente gratificante. Além disso, esse tipo de reconhecimento nos abre portas tanto no sentido acadêmico quanto profissional", comenta Beatriz. 

O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor Eduardo Souza Cândido e coorientação da professora  Denise de Carvalho Urashima, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) unidade Varginha. De acordo com o professor Eduardo, “a parceria com o Cefet-MG, com o apoio da professora Denise, foi fundamental para realização dos experimentos empregados no trabalho”.

A cerimônia de premiação, com a apresentação dos trabalhos vencedores, será realizada no segundo semestre de 2020, em data a ser definida.


Saiba mais sobre os Geosintéticos

Geossintéticos são produtos industrializados nos quais pelo menos um de seus componentes é fabricado com polímero sintético ou natural. Apresentam-se na forma de manta, tira ou estrutura tridimensional, e são utilizados em contato com o solo ou com outros materiais em aplicações de engenharia civil, geotécnica, pavimentação e ambiental. Em função da natureza, do processo de fabricação, tipo e disposição estrutural das fibras, os geossintéticos diferenciam-se entre si em propriedades e comportamentos.

A utilização de geossintéticos tem se tornado cada vez mais frequente em obras de engenharia, devido à variedade de tipos de produtos e à variedade de aplicações a que se destinam. Entre os principais geossintéticos encontra-se o geotêxtil, um material têxtil plano, permeável e à base de polímero (sintético ou natural), que pode ser do tipo tecido, não tecido ou tricotado.

Texto: Melissa Vilas Boas – bolsista - Comunicação UFLA

Assunto(s): Prêmio TCC/ IC 2020 , UFLA , DEG