Ir direto para menu de acessibilidade.
Gestão Pública

Programa da UFLA estuda principais desafios e tendências da gestão pública

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 02 Julho 2020 17:37 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 12:31
Gentileza solicitar descrição da imagem

Programa de extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA)- Centro de Inteligência em Governo (CIGov), oferece informações e análises setoriais nos campos da saúde, educação, segurança, assistência social, meio ambiente, cultura e planejamento e finanças públicas à sociedade.

Uma das premissas do Programa é auxiliar nas tomadas de decisões da gestão pública. “Temos notado que o corpo técnico que hoje responde pelos serviços e políticas públicas na grande maioria dos municípios brasileiros tem trabalhado de forma reativa, buscando criar condições para atender as demandas sociais sem construir indicadores que respaldam a sua atuação. Portanto, o auxílio do CIGov, no processo de tomada de decisões, é fundamental para a melhoria da gestão pública no Brasil”, destaca o coordenador, professor Denis Renato de Oliveira, do Departamento de Administração e Economia (DAE).

O coordenador explica que as atividades de pesquisa, ensino e extensão podem dar suporte a gestores públicos para validar projetos políticos a partir de dados e indicadores. “Essas informações podem sinalizar a efetividade desses projetos e se eles podem se tornar política pública, levando em conta a capacidade de atendimento das necessidades sociais”, observa o professor.

As análises e os indicadores levantados pelo Programa são divulgados por meio de Boletins, realizados a cada bimestre. Além disso, diversos conteúdos relacionados à temática do Programa são publicados nas redes sociais. Para o professor, o “domínio de conhecimento é o principal elemento que encoraja e qualifica a participação da sociedade civil, garantindo condições para que as pessoas possam exercer o controle social, fiscalizando as ações e cobrando de seus representantes políticos o cumprimento de seus planos de governo”.

Atuações do CIGov:

- Realização de boletins informativos com análise técnica de algum assunto de relevância social na atualidade:

https://www.flipsnack.com/cigov/boletim-cigov-n2-2020.html WhatsApp Image 2020 06 28 at 14.46.17

https://www.flipsnack.com/cigov/boletim-cigov-n1-2019.html

- Postagens no https://www.facebook.com/CIGovufla/">Facebook e Instagram de dados de gestão pública que são representativos de problemas sociais enfrentados no Brasil.

- Análises setoriais e pesquisas aplicadas, solicitadas por pesquisadores e profissionais, empresas, órgãos públicos e organizações sociais diversas.

- Divulgação de notícias institucionais ou fatos de interesse coletivo ou midiático.

- Publicação de notas técnicas sobre assuntos de interesse público relacionados à atuação do CIGov.

- Divulgação de podcasts, vídeos, infográficos, entrevistas para difusão de informações de interesse coletivo e resultados de análises e pesquisas desenvolvidas.

- Indicações de leitura para complementação das informações sobre os demais tipos de produtos apresentados.

Canais do CIGov:

Instagram: @cigovufla

Facebook: https://www.facebook.com/CIGovufla/

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção