Ir direto para menu de acessibilidade.
Estudo Remoto Emergencial

Prograd realiza na quinta-feira (23/7) live sobre o Estudo Remoto Emergencial. Participe!

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Segunda, 20 Julho 2020 12:47 | Última Atualização: Segunda, 20 Julho 2020 12:47 | Acessos: 2533
Gentileza solicitar descrição da imagem

Tendo em vista o atual cenário da pandemia de Covid-19 e a impossibilidade de previsão de data para retorno das atividades presenciais, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) realiza, no dia 23/7 (quinta-feira) às 14h, uma discussão online sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A “Live ERE: continuidade das atividades de ensino na quarentena” será transmitida no Canal da UFLA Dired, na plataforma YouTube.

O evento online será conduzido pelo Pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes, com discussões sobre o que já foi feito pela UFLA e sobre a continuidade das atividades de ensino em 2020/2.

O ERE na UFLA

As atividades do ERE tiveram início em junho, como uma estratégia educacional exclusiva para o período de pandemia. Desde então, a Prograd acompanha o processo de oferta por meio de análises de acesso aos recursos educacionais digitais, pedidos de suporte e manifestações de docentes e estudantes, encaminhadas tanto para a Pró-reitoria quanto para a DADE e por meio da ouvidoria. A previsão feita inicialmente nas Resoluções CEPE 059 e 060, de 14 de maio de 2020, era de que as atividades remotas do período 2020/1 seguiriam até agosto, quando se avaliaria o retorno presencial para finalização do período com quatro semanas de atividades letivas.

Com a inviabilidade de retomar as aulas de maneira presencial no momento e a partir da publicação da Portaria MEC nº 544/2020, a possibilidade de encerramento de 2020/1 na modalidade ERE passou a ser discutida pela Prograd com os coordenadores de curso e com os diretores das faculdades, institutos e escolas. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) também discute o tema com os coordenadores dos cursos de pós-graduação. As unidades acadêmicas e seus departamentos mobilizaram suas comunidades para a proposição de sugestões de alterações em relação às resoluções. Os colegiados dos cursos reuniram informações e apresentaram aos conselhos de graduação e pós-graduação. As sugestões propostas serão deliberadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), com reunião prevista para 30/7.

Discussões sobre o início do próximo período (2020/2) também na modalidade ERE, até que as atividades presenciais possam ser retomadas com segurança, já estão em discussão. A previsão da Prograd é realizar uma avaliação do que já foi feito pela UFLA e levantar proposições junto à comunidade acadêmica para que possam ser encaminhadas ao CEPE no mês de agosto.

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.