ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Prograd apresenta propostas de mudança no Ensino Remoto Emergencial

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 23 Julho 2020 18:00 | Última Atualização: Segunda, 29 Março 2021 15:48

Nesta quinta-feira (23/7), a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Lavras (Prograd/UFLA) realizou uma transmissão ao vivo para tratar da continuidade do Ensino Remoto Emergencial, diante da impossibilidade de retomar as atividades presenciais dos cursos de graduação a partir de 8 de agosto para finalização do semestre 2020/1, conforme estava previsto na Resolução CEPE 059, de 14 de maio de 2020.

Foram apresentadas as propostas discutidas no âmbito do Conselho de Graduação (Congrad), que serão levadas à apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) no dia 29/7.

Confira os principais pontos abordados:

Encerramento do semestre 2020/1

Diante da impossibilidade de realização de, no mínimo, quatro semanas de aulas presenciais na graduação para finalizar o semestre 2020/1, é proposta a extensão do Ensino Remoto Emergencial até dia 5/9, quando completa a 17ª semana letiva e, consequentemente, a carga horária do primeiro semestre.

Sob o modelo de ERE, é possível concluir disciplinas teóricas e teórico-práticas que não requerem atividades em laboratório ou em campo. Para as disciplinas teórico-práticas que requeiram essas estruturas, a proposta é a suspensão das atividades, sem prejuízos para os estudantes (com manutenção da matrícula e atribuição de conceito X/XD); a retomada desses componentes curriculares ocorrerá quando houver condições seguras para a realização de atividades presenciais.

Atividades avaliativas/pontuação

O ERE, no formato ainda em vigor, prevê a distribuição de no mínimo 50% da pontuação total do período letivo nas atividades avaliativas remotas realizadas até o início de agosto. A proposta que será apreciada pelo CEPE orienta que a pontuação total seja redistribuída, com a possibilidade de maior valoração de atividades já realizadas, uma vez que não haverá mais atividades avaliativas presenciais. Contudo, a decisão final cabe a cada docente.

Colação de grau

A solenidade referente ao semestre 2020/1 será realizada de forma remota, em outubro. Está prevista a colação de grau de cerca de 450 a 500 estudantes.

Calendário letivo

As atividades do semestre 2020/1 encerram-se remotamente no dia 5 de setembro. Na sequência, inicia o período de férias, que se estende até 24 de outubro.

O semestre 2020/2 inicia em 26 de outubro e organiza-se em 2 bimestres: o primeiro de 26 de outubro a 19 de dezembro de 2020 e o segundo, de 18 de janeiro a 24 de abril de 2021.

Assistência a estudantes vulneráveis

Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, enquanto estiverem com matrícula ativa, continuam a receber o auxílio do Programa de Acesso Digital (PAD) e bolsas de assistência estudantil.

A Universidade realizará a aquisição de novos notebooks para empréstimo, no segundo semestre, a estudantes vulneráveis.

Assista a live na íntegra para mais informações.