Atividades acadêmicas

CEPE aprova alterações no ERE de 2020/1 e calendário letivo de 2020/2 para Graduação e Pós

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Quinta, 30 Julho 2020 17:57 | Última Atualização: Sexta, 31 Julho 2020 10:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) deliberou na quarta-feira, 29/7, sobre alterações na oferta dos componentes curriculares do primeiro semestre de 2020 da Graduação e da Pós, e o calendário das atividades letivas referentes ao segundo semestre de 2020.

Com as novas resoluções (089 e 091), a condução das atividades do período 2020/1, com a ministração de conteúdos e aplicação de avaliações, será feita por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE) até seu encerramento, em 15/9/2020 para a Graduação e 4/9/2020 para a Pós. Após o período de férias escolares, as atividades letivas serão retomadas, em 26/10/2020 na Graduação e em 9/11/2020 na Pós para o semestre de 2020/2.

O CEPE aprovou aprimoramentos propostos pelos Conselhos de Graduação e de Pós-Graduação, com base em consulta às Unidades Acadêmicas e Departamentos, que modificaram as resoluções que tratam do ERE em oferta neste semestre (2020/1) tendo em vista, principalmente, a impossibilidade de um retorno presencial em curto e médios prazos devido à pandemia de Covid-19.

A elaboração do calendário de 2020/2 também foi subsidiada por estudos e por contribuições obtidas pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) junto aos coordenadores de curso, docentes, representações estudantís e com os diretores das faculdades, institutos e escolas. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) também discutiu o tema com os coordenadores dos cursos de pós-graduação. Os colegiados dos cursos  reuniram informações e apresentaram aos conselhos de graduação e pós-graduação, que encaminharam as demandas ao CEPE. O Conselho se baseou, ainda, na publicação da Portaria MEC nº 544/2020, emitida em 16/6/2020, para as deliberações.

Recepção de Calouros

Também está prevista nos calendários aprovados a Semana de Recepção de Calouros 2020/2, de 19 a 23/10. Cerca de 1.300 novos estudantes ingressarão na Universidade no segundo semestre letivo do ano por meio do SiSU.

Todas as atividades de integração dos novos estudantes da Graduação, incluindo as boas-vindas do reitor e os encontros com os coordenadores, serão realizadas virtualmente. O cronograma será divulgado posteriormente.

Colação de Grau

Os formandos 2020/1 participarão de sessões oficiais para colação de grau em formato remoto entre os dias 19 e 23/10. Sensível à importância da celebração de um momento especial quanto à conclusão do curso superior, a UFLA realizará posteriormente, quando houver a indicação de segurança para realização de eventos com grandes aglomerações, colações presenciais com homenagens e nos moldes da colação tradicional aos formandos 2020/1 que assim quiserem, em data a ser definida e informada posteriormente.

Esclarecendo dúvidas

Com objetivo de orientar a comunidade universitária sobre a continuidade das atividades acadêmicas por meio do ERE, a Prograd irá realizar uma discussão on-line na segunda-feira (3/8), às 14h. Acesse o link para a live.

A Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino (Dade), dando continuidade às ações de formação continuada de professores, também realizará, a partir da próxima semana, ações de apoio aos docentes, com rodas de conversa sobre avaliação da aprendizagem e oficinas específicas para o uso de ferramentas que possam auxiliar no processo de avaliação.

Acesse a resolução Cepe 089, que trata sobre o ERE na Graduação

Acesse os calendários letivos dos cursos de Graduação

Acesse o cronograma acadêmico 2020/1, aprovado pela Portaria Prograd 141/2020

Acesse a resolução Cepe 091, que trata sobre o ERE na Pós-Graduação.

Acesse os calendários letivos dos cursos de Pós-Graduação