Ir direto para menu de acessibilidade.
DICAS DE PORTUGUÊS

Dica de Português: Use pôr nas locuções

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 17 Agosto 2020 13:57 | Última Atualização: Segunda, 17 Agosto 2020 13:58
Gentileza solicitar descrição da imagem

Assim como falar quase substitui dizer no uso comum, colocar praticamente assumiu todas as funções de pôr. Mas é preciso distinguir.

Colocar significa pôr em algum lugar e emprega-se para coisas materiais: Colocou os talheres na mesa. / Dois homens colocaram os quadros na parede. / Colocou o tapete na sala.

Pôr aparece nas locuções e frases feitas (este é o caso principal em que colocar é usado de maneira inadequada), no sentido figurado e na definição das coisas abstratas e do espírito. Assim: Pôs em prática o que havia prometido. / Pus os pensamentos em ordem. / Pusemos os adversários frente a frente.

Da mesma forma: pôr em pratos limpos, pôr em xeque, pôr o dedo na ferida, pôr um ponto final, pôr fogo em, pôr o assunto em dia, pôr a mesa, etc.

Apesar disso, repare como a predominância absoluta hoje é de frases como: "Colocou fogo" no mendigo. / "Colocou" o assunto em pratos limpos. / "Colocou" o adversário em xeque. / "Colocamos" o dedo na ferida.

Seja rigoroso: falar não é dizer colocar não é pôr.

 

Paulo Roberto Ribeiro DCOM

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção