Inscrições para atividades de formação continuada de docentes no período de Estudo Remoto Emergencial (ERE) começam dia 19/10
Iniciam na próxima segunda-feira (19/10) as inscrições para as atividades de formação continuada de docentes no período de Estudo Remoto Emergencial (ERE). A primeira roda de conversa ocorrerá na quarta-feira (21/10), às 14 horas, com participação do professor Klaus Schkünzen Júnior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), intitulada: “Do planejamento do ensino à aprendizagem: a relação professor-aluno e a diversidade como ponto primordial no contexto do estudo remoto”. As inscrições devem ser feitas pelo SIG. O link para participar das rodas de conversa será enviado por e-mail.
As rodas de conversa on-line ocorrem até o dia 27/10 (terça-feira) e terão como foco o aprimoramento pedagógico e uma maior articulação entre as ações docentes e discentes, com ênfase no planejamento, no desenvolvimento do ensino e dos estudos orientados, bem como nos processos avaliativos. Esta é uma iniciativa da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino (Dade) e faz parte da estratégia da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) de ofertar oportunidades de estudo e de atividades de formação continuada para o docente no período de estudo remoto emergencial, por meio do Programa Prodocente.
Para a continuidade do ERE ao longo do segundo semestre, as ações de apoio pedagógico e suporte aos docentes continuam, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O objetivo é auxiliar nas demandas e necessidades formativas apresentadas pelos docentes.
A equipe responsável pela realização da formação docente ressalta que, com a participação e o envolvimento de toda a comunidade, aos poucos será possível ampliar as possibilidades de aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem no contexto dos cursos de graduação da UFLA.
Formação docente
Entre os meses de abril e agosto de 2020 foram ofertadas 36 ações de formação docente. Nessas formações, houve a participação de mais de 590 pessoas, destacando-se entre elas o equivalente a dois terços (⅔) do número total de docentes da Instituição.
As ações de formação compreenderam quatro momentos: rodas de conversa com características mais técnicas, com a demonstração e discussão de como utilizar determinados recursos, com a indicação de repositórios e como localizar materiais educacionais disponíveis na internet; rodas com foco nas questões pedagógicas e conceituais, com discussões sobre determinadas abordagens ou metodologias; compartilhamento de experiências e práticas pedagógicas pelos próprios docentes; e, por fim, rodas de conversa com orientações sobre como iria ocorrer a retomada dos estudos.
As ações realizadas encontram-se disponíveis no site da Dade e na sala “Roda de conversa on-line” do Campus Virtual.
Confira a programação do mês de outubro:
21/10, às 14h - Do planejamento do ensino à aprendizagem: a relação professor-aluno e a diversidade como ponto primordial no contexto do estudo remoto (Palestrante: Klaus Schlünzen Júnior);
22/10, às 9h - Avaliação da Aprendizagem no ERE: para quê e para quem? (Palestrante: Angelo Cortelazzo)
23/10, às 9h - Transmissão de aulas: do Google Meet às novas alternativas / Parte 1 (Palestrantes: Alexandre Carvalho Silva, Marcos Alexandre dos Santos e Marcio Evangelista);
27/10, às 9h - Transmissão de aulas: do Google Meet às novas alternativas / Parte 2 (Palestrantes: Alexandre Carvalho Silva, Marcos Alexandre dos Santos e Marcio Evangelista);
Texto: Greicielle Santos - Licenciada em Letras, bolsista Comunicação/UFLA