ENADE 2019

UFLA obtém resultados de excelência no Enade

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 21 Outubro 2020 16:44 | Última Atualização: Quarta, 21 Outubro 2020 16:56
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve resultados de excelência no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2019 (Enade 2019). Dos 12 cursos avaliados, 11 conquistaram notas 4 ou 5, as mais elevadas do exame. O resultado foi divulgado na terça-feira (20/10) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É o 14º ano consecutivo que a Universidade alcança resultados de destaque na avaliação.

Em 2019, participaram do exame estudantes dos cursos vinculados às áreas do Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade: Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo. Na UFLA, foram avaliados 12 cursos; desses, três foram implantados recentemente na Instituição: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

“É com alegria que recebemos esse resultado e, confirmamos, mais uma vez, que estamos no caminho certo. É muito satisfatório ver avaliações tão elevadas, inclusive de cursos recentes. Significa que todo o investimento feito na contratação de professores, na infraestrutura, na compra de equipamentos valeu a pena e conduziu ao resultado esperado: estudantes bem formados. Isso faz parte da tradição de excelência da UFLA, sempre continuaremos trabalhando para que nossos cursos alcancem a avaliação máxima nos indicadores”, afirma o reitor da UFLA, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior.

Cursos avaliados

Agronomia

Educação Física e Esporte

Engenharia Ambiental

Engenharia de Alimentos

Engenharia de Controle e Automação

3

Engenharia Florestal

Engenharia Mecânica

Engenharia Química

Medicina Veterinária

Zootecnia

5

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. A avaliação tem o propósito de aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.

O exame é aplicado aos estudantes de todos os cursos superiores - bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia - de instituições públicas e privadas do Brasil, em um ciclo avaliativo de três anos. A cada ano são avaliados cursos de diferentes áreas do conhecimento.

Saiba mais sobre o resultado do Enade 2019.