Ir direto para menu de acessibilidade.
Colação de Grau

Etapa concluída: Mais de 500 novos profissionais formados pela UFLA

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Sexta, 23 Outubro 2020 10:00 | Última Atualização: Sexta, 23 Outubro 2020 10:38
Gentileza solicitar descrição da imagem

A colação de grau é sempre um dos momentos mais aguardados durante a graduação por  estudantes, familiares e amigos. Seguindo protocolos estabelecidos para prevenção à disseminação da Covid-19, este ano a celebração precisou ser reinventada. As mensagens carinhosas de felicitações e alegria em compartilhar esse momento único na vida dos formandos ganharam destaque na plataforma digital em que ocorreu a colação de grau de mais de 500 estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) nos dias 20/10 (terça-feira) e 21/10 (quarta-feira), pelo canal  da Universidade no YouTube. 

Em um cenário desafiador, a Universidade cumpriu a missão de garantir a formatura de novos profissionais, agora aptos a contribuir com a sociedade a partir do conhecimento construído. Nas palavras do reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, que presidiu sua primeira sessão de colação de grau no cargo de reitor, o apelo foi para que os novos profissionais se esforcem ao máximo para retribuir à sociedade o investimento feito no ensino superior. Ele lembrou o quanto a sociedade necessita de bons profissionais nas diversas áreas do conhecimento, e exemplificou como os formandos de cada curso podem representar novas esperanças para a essa sociedade. Defendeu que todos estejam atentos à ética, ao desejo de construir uma sociedade mais justa e igualitária, à defesa do meio ambiente, ao compromisso com os mais pobres.

A cerimônia on-line também incluiu a homenagem aos estudantes que se destacaram pelo  seu alto rendimento acadêmico em cada curso, fazendo juz ao título Mérito Acadêmico. A retirada do certificado e do histórico dos egressos está sendo feita pelo Sistema SIG. 

Juramento: Júlia Amorim Monteiro, formada em Ciências Biológicas

Mesmo em formato adaptado, o momento é de realização

Nesse “novo normal” que está sendo vivido pela sociedade, não se ouviu o som dos aplausos e manifestações de carinho aos formandos; não foi possível, também, ler as mensagens deixadas por familiares e amigos nas faixas e balões coloridos que geralmente  ajudam a decorar o espaço de formatura, ou mesmo, ver a elegância de nossos formandos em suas becas.  Aquele abraço caloroso no amigo de turma ou nos professores também precisou ser adiado para um eventual encontro presencial. 

Mas o brilho desse momento marcante na vida dessas centenas de profissionais permaneceu, e foi eternizado na memória e na web. Para o estudante Hugo Pereira Antônio, de Angra dos Reis (RJ), concluir o curso de Zootecnia foi uma satisfação. Para ele, que tem deficiência visual e precisou se reinventar ainda mais no processo de aprendizado com o estudo  remoto dos últimos meses, a sensação é de que ainda não acredita que a etapa foi finalizada. “Ao ouvir meu nome durante a colação, deu um arrepio, mas por ser remotamente, a sensação é de que a ficha ainda não caiu. Diante de tudo que passamos do início da graduação até agora, a sensação também é de dever cumprido, e agradecimento a todos que compartilharam desse momento comigo, dentro e fora da Universidade”, destaca Hugo. 

Mesmo à distância, a emoção fez parte da solenidade, como relata a formada em Agronomia Soraya Marx Bamberg. “Eu colei grau na presença da minha avó e minha tia, mas todos os outros familiares acompanharam por meio do canal do YouTube, e ficaram muito orgulhosos. Eu fiquei muito emocionada durante o juramento; deu para sentir a boa energia dos formandos, dos meus colegas, amigos e família. O abraço dessa vez foi virtual, mas eu não parava de receber mensagens no meu celular, várias pessoas comemorando, vibrando junto. Eu fiquei muito feliz, muito satisfeita, e acredito que todos os formandos também; mesmo de longe essa felicidade pôde ser compartilhada”, comenta Soraya. 

Formado em Ciências Biológicas, Marllon Moreti de Souza Rosa diz que, por estar próximo da formatura, já esperava uma mudança na rotina de vida, mas não imaginava que ela ocorreria dessa forma. “Depois de alguns meses de pandemia caiu a ficha de que poderia ocorrer de eu não voltar à UFLA fisicamente nem para buscar o diploma, dada a possibilidade de envio pelos Correios. Por um lado, estou cheio de alegria por ter finalizado esta etapa,  mas por outro, é triste que o momento de culminância de tudo o que foi construído nesses últimos anos tenha sido nesse contexto tão inesperado de calamidade pública e sanitária. Sinto-me bastante capacitado para atuar no mercado de trabalho. Agora pretendo me preparar para uma pós-graduação e continuar atuando como professor. Além disso, faz parte dos meus planos manter e ampliar ações de divulgação científica, como faço pelo canal que criei no YouTube, uma vez que acredito que tudo de que me apropriei na UFLA deve ser compartilhado com aqueles que propiciaram minha formação em uma Universidade pública, gratuita e de qualidade”.

Júlia Amorim Monteiro, formada também em Ciências Biológicas, fez avaliação semelhante. “Finalizar o curso de maneira remota foi, de fato, um grande desafio. Estar longe do câmpus, dos amigos, dos professores e professoras foram os pontos negativos disso tudo. No entanto, foi um momento de grandes aprendizagens, e a que mais me salta aos olhos foi aprender a valorizar ainda mais tudo aquilo que tínhamos no dia a dia, lá na UFLA. Fico triste por não poder ter vivenciado meu último semestre da forma como eu gostaria, mas vejo que diante das possibilidades, e visando à saúde de todos, tudo ocorreu bem. A cerimônia superou as expectativas e foi muito emocionante ter dividido esse momento com tantos formandos e familiares. O que fica agora é a esperança de que tudo melhore e de que os calouros consigam experimentar tudo o que a UFLA oferece”.

A bacharel em Zootecnia Tatiane Fernandes compartilha do sentimento dos colegas. “Depois de 4 ou 5 anos de graduação, você espera ter uma festa, ter uma colação, colocar beca, e de repente você vê tudo isso sumindo e você tendo que se adequar, ficar na sua casa, ter um número reduzido de pessoas ao seu lado durante a colação; confesso que foi bem complicado. Mas ao ver que as pessoas que eu convidei, meus amigos e familiares, compartilhando desse momento comigo, mesmo cada um em sua casa, eu fiquei muito feliz, foi muito legal e muito aconchegante”, destaca Tatiane. 

De acordo com a Portaria nº1054, de 19 de agosto de 2020, na primeira colação de grau que for realizada de forma presencial, quando houver liberação - pelas autoridades competentes - para realização de eventos com grandes aglomerações, o formando que tenha colado grau na cerimônia remota poderá solicitar sua participação como convidado.

Mérito Acadêmico

Bacharel em Administração, DIONE WELDER DE FARIA 

Bacharel em Administração Pública, MARIANE BEATRIZ SILVA TEIXEIRA.

Bacharel em Direito, MARIANE CAROLINE SOUTO CHAVES

Licenciada em Letras, HELLEN TEIXEIRA SILVA

Licenciada em Pedagogia, ISABEL CRISTINA DORNELAS DA COSTA

Bacharel em Ciência da Computação, WILLIAM DOS SANTOS ABREU

Licenciado em Física, VINÍCIUS ALVES LEITÃO

Licenciada em Matemática, SANDRA PAULA SALVE SILVEIRA

Bacharel em Sistemas de Informação, FILIPE BARROS RODRIGUES

Bacharel em Ciências Biológicas, VÍTOR GABRIEL PEREIRA JUNTA

Licenciada em Ciências Biológicas, JULIA AMORIM MONTEIRO

Licenciado em Química, PAULO TADASHI BANNAI CAMPOS

Bacharel em Agronomia, GABRIEL LÁZARO CASTILLO BORGES

Bacharel em Engenharia de Alimentos, TAYNÁ MÁRCIA TEIXEIRA FERREIRA.

Bacharel em Engenharia Florestal, LUIS GUSTAVO DE PAULA SILVA

Bacharel em Engenharia Agrícola, JHONATHAN LUIZ CORRÊA PORFÍRIO

Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária, ARTHUR BOARI 

Bacharel em Engenharia Civil, TAWANY APARECIDA DE CARVALHO

Bacharel em Engenharia de Controle e Automação, ANDREY WILLIAN MARQUES PINTO

Bacharel em Engenharia de Materiais, MAYARA DE OLIVEIRA SANTOS 

Bacharel em Engenharia Mecânica, VINÍCIUS MAURO DE SOUZA SANTOS 

Bacharel em Engenharia Química, FELIPE ALEXANDER JULIO

Bacharel em Educação Física, LUDMILA DIAS DOS SANTOS LEAL

Licenciado em Educação Física, JESSE LAEL SOARES SILVA

Bacharel em Nutrição, DANYELA ALMEIDA BARRETO 

Bacharel em Medicina Veterinária ISABELLE CRISTINA PEREIRA

Bacharel em Zootecnia, MARIANA DE FÁTIMA CIRÍACO

Não houve o tradicional momento em que os estudantes lançam para o alto o capelo, mas as cerimônias de colação de grau, juntas, já tiveram mais de 10 mil visualizações no canal do YouTube da UFLA. Acesse, e compartilhe você também desse momento único na história da Universidade e da vida dos formandos 2020/1. 

Colação 1 - 20/10/2020 (terça-feira)

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – cursos de Administração, Administração Pública, Administração Pública (EAD) e Direito

Faculdade de Educação, Linguagens e  Ciências Humanas – cursos de Filosofia, Letras, Pedagogia e Pedagogia (EAD)

Instituto de Ciências Exatas – cursos de Ciência da Computação, Física, Matemática, Sistemas de Informação.

Instituto de Ciências Naturais – cursos de Ciências Biológicas (B e L), Química (B e L)

 Colação 2 - 21/10/2020 (quarta-feira)

Escola de Engenharia – cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Química

Faculdade de Ciências da Saúde – cursos de Educação Física (B e L), Nutrição

Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária – cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia

Escola de Ciências Agrárias de Lavras – cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal

Texto: Ana Eliza Alvim e Greicielle Santos

 

 




 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção