Metodologias ativas

Editora UFLA lança guia prático sobre metodologias ativas com uso de tecnologias digitais

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 29 Outubro 2020 11:39 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 09:54

Com o objetivo de auxiliar os professores a utilizar metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais, a Editora UFLA lançou um guia prático, de autoria de Alexandre José de Carvalho Silva. A obra está disponível, para  download gratuito, no Repositório Institucional da UFLA.

O guia traz, de maneira sucinta, dicas que orientam professores iniciantes ou com vasta experiência na área da educação a inovarem as suas práticas pedagógicas. Dessa maneira, podem utilizar a tecnologia digital em suas aulas e, por meio de metodologias estruturadas, fazer com que o estudante participe do seu processo de aprendizado - são as chamadas metodologias ativas. No livro há uma lista de recursos que podem ser úteis, trazendo uma breve descrição das metodologias e focando em exemplos de aplicação de algumas delas.

O autor relata em sua obra que tem trabalhado há muitos anos com formação continuada de professores, principalmente na adoção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), utilizadas para mediar a educação, e mais recentemente com metodologias ativas, e diz que mesmo diante de inúmeros materiais disponíveis, ainda há dificuldades de encontrar algo que tenha informações de maneira direta, sendo que a proposta do livro é ser prático e atender aos questionamentos que surgem por meio de educadores.

Sobre o autor

Alexandre José de Carvalho Silva possui graduação em Matemática, pelo Centro Universitário de Lavras (Unilavras), e é mestre em Educação, pela UFLA. Desde o início do novo século, vem se dedicando ao estudo e à prática do emprego das TDICs no contexto educacional, com ênfase nas áreas de educação a distância, informática em educação e software educacional. No momento, é um dos membros mais atuantes do corpo técnico da Coordenadoria de Educação à Distância da UFLA (Cead), cumprindo, nessa posição, a função de professor formador e consultor para o credenciamento e implantação de cursos na modalidade a distância.

Texto: Greicielle Santos, Licenciada em Letras - bolsista Comunicação/UFLA