UFLA promove, com parcerias nacionais, I Ciclo de Debates com a Educação Básica

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 12 Novembro 2020 16:43 | Última Atualização: Sexta, 30 Julho 2021 15:24
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na segunda-feira (16/11), começa o I Ciclo de Debates com a Educação Básica, evento nacional on-line promovido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e  Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o tema “Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Avaliação na Educação Infantil”.

As inscrições devem ser realizadas no formulário on-line. Na sequência, os participantes receberão orientações para cadastro no sistema SIG/UFLA.

O primeiro encontro ocorre na segunda-feira (16/11), às 14h. O tema debatido será “Avaliação Institucional na Educação Infantil: importância, dimensões e indicadores para pensar a qualidade no contexto atual”. A transmissão será realizada pelo Canal Einaroda. Confira a programação completa:

27/11 – 14h – Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: uma abordagem histórico-cultural

01/12 – 14h – Professores da Educação Infantil e suas necessidades formativas: quando os professores determinam a agenda de sua formação, em projeto colaborativo - UFMT/UFR/Redes públicas de ensino

08/12 – 14h – Aproximação Universidade e Escola de Educação Básica: projetos de formação docente na perspectiva colaborativa e as contribuições ao desenvolvimento profissional

O evento tem o objetivo de ampliar as possibilidades de aproximação entre a universidade e as escolas de educação básica, a partir da promoção de debates e diálogos com e entre profissionais e docentes que atuam na educação básica, e professores e pesquisadores da educação superior, promovendo reflexões e discussões que potencializem processos qualitativos de desenvolvimento profissional docente e de aprimoramento das práticas pedagógicas e de avaliação na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Neste I Ciclo de Debates, as discussões centram-se na formação docente, práticas pedagógicas e avaliação na educação infantil. Nas próximas edições, espera-se contemplar temas afetos ao demais níveis de ensino.

O público-alvo são professores e gestores das redes pública e particular, estudantes de graduação, pós-graduação, professores universitários e pessoas interessadas no tema. O evento é gratuito e contará com a emissão de certificado de participação pelo sistema SIG-UFLA.

O I Ciclo de Debates com a Educação Básica é um projeto desenvolvido em parceria com os seguintes núcleos e grupos de pesquisa da UFLA: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas em Educação (NEPPE), Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas (FORPEDI) e Núcleo de Estudos e Laboratório de Didática e Formação Docente (LabFor). O evento conta com a parceria do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (GEPPPEI), da UFRGS, além do apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI), da UFU, e do Grupo de estudos sobre a infância CRIAÇÃO, da UFSJ.