RESOLUÇÃO CEPE

Guarda dos diários de classe na UFLA passa a ser exclusivamente digital

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 08 Fevereiro 2021 17:59 | Última Atualização: Segunda, 08 Fevereiro 2021 18:07
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma iniciativa recente na Universidade Federal de Lavras (UFLA) propicia economia de recursos e desburocratização, além de ser uma prática ambientalmente bem-vinda: a guarda dos diários de classe das disciplinas da graduação e da pós-graduação passa a ser a exclusivamente digital. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a partir de uma proposição da Diretoria de Registo e Controle Acadêmico (DRCA), aprovou no fim de janeiro a Resolução nº 027 de 2021, que regulamenta os procedimentos. A medida entra em vigor em 1º/3.

Antes da nova Resolução, os docentes responsáveis pelas disciplinas lançavam as informações nos sistemas institucionais (SIG e SIGAA) e, quando finalizado o semestre letivo e feitos os procedimentos necessários a serem cumpridos pelos docentes para o devido registro do rendimento e frequência dos estudantes, era necessário que os profissionais das secretarias imprimissem os diários de classe de cada oferta e colhessem as assinaturas de docentes responsáveis e das chefias, para posterior encaminhamento dos documentos físicos à DRCA para arquivo. Com a mudança, o envio do diário de classe pelos professores, por meio dos sistemas, passa a ser a última etapa do processo, antes de sua guarda, agora exclusivamente digital, pelo tempo determinado na legislação vigente, agilizando e simplificando as rotinas.

De acordo com a diretora de Controle e Registro Acadêmico, Daniela Armondes de Paula Oliveira, a decisão é um avanço, pois o respaldo regulamentar do Ministério da Educação (MEC) já existia desde 2018. “A aprovação da Resolução para a eliminação da etapa de impressão dos diários de classe das ofertas da graduação e da pós-graduação traz modernidade, agilidade e desburocratização ao processo de guarda dos referidos documentos, a exemplo do que já acontece em outras Instituições Federais de Ensino Superior”, avalia.