Ir direto para menu de acessibilidade.
NEDI

Saberes escolares e práticas familiares: uma relação possível

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 23 Abril 2021 12:00 | Última Atualização: Segunda, 16 Agosto 2021 10:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Núcleo de Educação da Infância (Nedi/UFLA) promoveu o primeiro encontro do Projeto de Extensão “Escola de famílias: saberes escolares e práticas familiares, uma relação possível”, coordenado pelas professoras Ana Paula Coelho Silva e Letícia Silva Ferreira.

Segundo as coordenadoras, o objetivo do projeto é fortalecer a relação do Nedi com as famílias das crianças matriculadas na Instituição, num movimento dialógico de construção de conhecimentos, a fim de que escola e famílias se fortaleçam no cumprimento de seus papéis, visando o desenvolvimento integral das crianças.

A temática discutida no primeiro encontro foi: “Família educa e escola ensina? Como assim?”. As reflexões foram ministradas pela professora Telma Vinha, do departamento de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista em clima escolar, relações interpessoais e desenvolvimento moral, sendo ainda integrante do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e coordenadora associada do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp/Unicamp. 

A professora convidada abordou as relações entre famílias e escolas, dando ênfase aos papéis de cada um no que diz respeito à educação integral das crianças, ressaltando ainda a importância da escuta e do diálogo entre essas importantes instâncias educacionais. Por meio de sua fala, constatou-se que existem meios para uma efetiva parceria entre escolas e famílias e para promoção de um olhar sensível e atento às demandas familiares e também para aquelas oriundas da instituição escolar.

Serão realizados mais oito encontros com os seguintes temas: O sim e o não, como a criança compreende as regras de convívio social?; Aprendizagem na Educação Infantil: o que realmente importa; O uso consciente das TIC’S: possibilidade de aprendizagem na Educação Infantil; Tia ou professora? A docência na Educação Infantil; A recusa alimentar nos primeiros anos da infância e o papel da família e da escola na construção de hábitos alimentares saudáveis; Como e quando se aprende a ler e a escrever?; A diversidade faz parte do processo educativo promovido pela escola e pela família?, Ser menina e ser menino na infância, somos de fato todos iguais?.

Todos os encontros com as famílias serão às 19h e transmitidos pelo canal do Youtube do Nedi.

Acesso ao primeiro evento, gravado

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção