EDUCAÇÃO INFANTIL

Nedi promove terceiro encontro sobre saberes escolares e práticas familiares

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 24 Mai 2021 15:12 | Última Atualização: Segunda, 24 Mai 2021 15:18
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na quinta-feira (27/5), às 19h, o Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras (Nedi/UFLA) promove o terceiro encontro do projeto de extensão “Escola de famílias: saberes escolares e práticas familiares, uma relação possível”. A palestra será ministrada pela mestre em economia doméstica Bethania de Assis Costa Goulart. A transmissão será pelo canal do Nedi/UFLA.

O projeto de extensão é coordenado pelas professoras Ana Paula Coelho Silva e Letícia Silva Ferreira e tem o objetivo de fortalecer a relação do Nedi com as famílias das crianças matriculadas na Instituição, em um movimento dialógico de construção de conhecimentos, a fim de que escola e famílias se fortaleçam no cumprimento de seus papéis, visando o desenvolvimento integral das crianças.

Segundo encontro

2encontro nediO segundo encontro do projeto ocorreu no dia 27/4, com o tema “O sim e o não, como a criança compreende as regras de convívio social?”. A palestra foi ministrada pela artista plástica e psicóloga lavrense Marcilia de Oliveira Resende.

Ao abordar o tema, Marcilia enfatizou que as regras de convívio social possuem como base o respeito ao outro, salientou a importância da família e das ações que ocorrem no âmbito familiar como referência para a criança, destacando duas possibilidades para a condução da aprendizagem infantil:  por meio de uma conduta de autoridade na vida da criança, que transmite confiança e a ajuda a lidar consigo e com os outros, ou por meio de autoritarismo que leva à ansiedade, ao medo, à revolta.

De acordo com a palestrante, ao construir as regras, as crianças internalizam muito mais os exemplos do que as palavras. “Se eu quero passar valores é preciso vivenciar esses valores, dar o exemplo daquilo que eu estou ensinando”, disse a psicóloga.

Acesse a gravação da palestra e saiba mais.