ENADE 2021

Inscrições de estudantes no Enade 2021 devem ser feitas pelos coordenadores de curso até 8/8

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 03 Agosto 2021 13:38 | Última Atualização: Quinta, 05 Agosto 2021 16:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2021 será aplicado em novembro. As inscrições dos estudantes dos cursos de graduação habilitados a participar desta edição devem ser realizadas pelos coordenadores de curso até 8/8. No período de 9 a 29/8, ainda poderá ser feita a retificação das inscrições.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação deste ano. Na UFLA, serão avaliados em 2021 os seguintes cursos: Ciência da Computação; Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura); Educação Física (Bacharelado e Licenciatura); Filosofia; Física; Letras - Licenciatura Plena presencial; Letras - Língua Portuguesa EAD; Matemática; Pedagogia EAD; Pedagogia presencial; Química (Bacharelado e Licenciatura); Sistemas de Informação.

A inscrição é obrigatória para estudantes que atendam aos critérios de habilitação definidos no  Edital nº36/202

a) ingressantes: aqueles que tenham iniciado o curso no ano de 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições no Enade 2021

b) concluintes de cursos de bacharelado e licenciatura: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022.

Os ingressantes são dispensados da prova e do questionário do estudante. O estudante dos cursos avaliados que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022 devem procurar a coordenação de curso para obter informações sobre sua inscrição.

O estudante que colar grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021 é dispensado da inscrição.

Cadastro

Após a inscrição pelos coordenadores, os estudantes concluintes habilitados para o Enade 2021 também devem preencher o cadastro, até 13 de novembro. O estudante que precisar de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social pode fazer essa solicitação entre 30 de agosto e 3 de setembro, no Sistema Enade.

As principais datas, diretrizes e procedimentos do Enade foram anunciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) por meio do Edital nº 36/2021, publicado no dia 13 de julho, no Diário Oficial da União.

Local de prova

O estudante concluinte habilitado e devidamente inscrito pela UFLA, vinculado a curso oferecido na modalidade presencial, realizará a prova no município de funcionamento do curso. O estudante concluinte vinculado a curso oferecido na modalidade EaD realizará a prova no município do polo de apoio presencial ao qual esteja vinculado, que será indicado pelo coordenador de curso no processo de inscrição ou de sua retificação.

O estudante concluinte habilitado que estiver em atividade curricular obrigatória fora do município de funcionamento da sede do curso ou do polo de apoio presencial ao qual esteja vinculado na data de aplicação das provas, em instituição conveniada com a UFLA, poderá realizar a prova no mesmo município onde estiver cumprindo a respectiva atividade curricular, desde que esteja prevista aplicação de prova para sua área de avaliação naquele local. O coordenador de curso deverá realizar a alteração do município de prova, em funcionalidade própria do Sistema Enade.

O local de prova do estudante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado na página do Enade, de acordo com o Cronograma do Enade 2021. É de responsabilidade do estudante acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição e acompanhar a divulgação do seu local de prova pela página do Enade.

Informações atualizadas podem ser consultadas na página da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade) ou no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Sobre o Enade

O Enade 2021 será aplicado no dia 14 de novembro. O exame é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. O objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais, às habilidades e às competências para atuação profissional e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento.

O exame é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho e um questionário do estudante. A prova é constituída pelo Componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, e pelo Componente Específico de cada área.

Participam do exame estudantes de todos os cursos superiores - bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia - de instituições públicas e privadas do Brasil, em um ciclo avaliativo de três anos. A cada ano são avaliados cursos de diferentes áreas do conhecimento.