Ir direto para menu de acessibilidade.
aprendizado

Confira a programação da Semana de Planejamento e Formação Docente

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 06 Agosto 2021 11:21 | Última Atualização: Sexta, 06 Agosto 2021 11:22 | Acessos: 1057
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Semana de Planejamento e Formação Docente (SPFD), organizada no início de cada semestre letivo pela Pró-Reitoria de Graduação, por intermédio da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), integra o conjunto de ações de planejamento e formação continuada dos docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e promove reflexões sobre os desafios e as possibilidades de ações e aprimoramento dos cursos de graduação.

A SPFD caracteriza-se como um espaço para diálogos e compartilhamentos de ideias entre docentes, equipe de coordenação, gestão e especialistas convidados sobre temas de interesse da comunidade acadêmica no que tange ao ensino na graduação. Nesta edição, o debate será sobre os desafios e as possibilidades de aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, considerando a necessária revisão dos percursos e das estratégias formativas já realizados, o necessário acolhimento e acompanhamento aos estudantes, bem como a diversificação de estratégias de ensino e ações docentes e discentes, seja no contexto presencial ou remoto.

As inscrições para participação na VII SPFD podem ser feitas pelo SIG.

As atividades serão transmitidas pelo Canal da UFLA.

Programação

17/8  - 9h

Mesa de Abertura:  Revisitando percursos e delineando caminhos possíveis para a graduação da UFLA

Prof. João Chrysóstomo de Resende Junior – reitor da UFLA

Prof. Ronei Martins Ximenes – pró-reitor de Graduação – Prograd/UFLA

Mediação – Profa. Francine de Paulo Martins Lima – diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino - Dade/Prograd/UFLA

Link de acesso à live: https://www.youtube.com/watch?v=Z6hyzCMvrmk

O encontro tem como objetivo dialogar sobre o delineamento de percursos possíveis no contexto dos cursos de graduação tendo em vista o ingresso e permanência dos estudantes nos cursos de licenciatura e bacharelado da UFLA, bem como o delineamento de proposições de ações formativas e de acompanhamento das ações pedagógicas, além da organização de revisão dos currículos dos cursos de graduação da UFLA.

18/8 – Roda de conversa: Ação didática no contexto do ensino remoto: diversificação, avanços e necessidades

Professora Jilvania Bazzo – professora da área de Didática da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Horário 9h

Mediação: Prof. Fábio Marinelli – coordenador do Setor de Apoio às Licenciaturas- Dade

Link de acesso à live: https://www.youtube.com/watch?v=hNYOgrpBzE0

O encontro tem como objetivo debater sobre questões afetas ao planejamento da ação didática tendo em vista a manutenção do distanciamento social e as atividades remotas. A ideia é problematizar sobre o que avançamos ou ainda precisamos avançar, frente a tantos desafios impostos pela pandemia e pelo distanciamento social. Tem como proposta retomar as discussões sobre formas de diversificação das estratégias de ensino e utilização de recursos digitais, a fim de garantir maior êxito e qualidade nos processos de ensino e de aprendizagem.

19/8 – Roda de Conversa: Avaliação da aprendizagem no ensino superior: diagnosticar para conhecer

Horário: 9h

Prof. Paulo Henrique Arcas – docente do Departamento de Educação – DED/Faelch/UFLA

Mediação: Prof. Regilson Maciel Borges – coordenador do Setor de Avaliação do Ensino – Dade/Prograd e docente do DED/Faelch/UFLA

Link de acesso à live: https://www.youtube.com/watch?v=ZiAzprPPzXA

No período de ensino remoto, decorrente do isolamento social imposto pela pandemia causada pelo Covid-19, alguns aspectos da prática pedagógica acabaram sendo evidenciados, devido suas especificidades no ensino presencial, como é caso da avaliação da aprendizagem. Inicialmente, questionava-se como avaliar os estudantes a distância, ou seja, quais instrumentos utilizar no processo de coleta de informações sobre a aprendizagem dos estudantes. Hoje nos perguntamos como as avaliações realizadas nesse período podem incidir em possíveis diagnósticos do aprendizado dos estudantes frente a um possível retorno presencial das atividades de ensino. Nessa perspectiva, a avaliação diagnóstica mostra-se como ferramenta indispensável para constatação do que cada estudante aprendeu nesse período e das lacunas na aprendizagem. Com base nos resultados dessas avaliações conseguiremos pensar estratégias que garantam os objetivos pretendidos em cada componente curricular trabalhado. 

19/8 – Compartilhamento de Práticas:  Mentoria Acadêmica na UFLA: diálogos, possibilidades e perspectivas

Horário: 14h

Prof. Ronei Martins Ximenes – pró-reitor de Graduação – Prograd/UFLA

Prof. Francine de Paulo Martins Lima – diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino - Dade/Prograd/UFLA

Profa. Giovana Augusta Torres - coordenadora do curso de Ciências Biológicas – DBI/ICN/UFLA

Profa. Miriam Monteiro de Castro Graciano – coordenadora do curso de Medicina – DSA/FCS/UFLA

Mediação: Profa. Angélica Mata – coordenadora do Setor de Assessoramento Pedagógico Dade

Link de acesso à live: https://www.youtube.com/watch?v=io00_v1_bD8

A ação tem como objetivo debater e dialogar acerca das possibilidades de desenvolvimento da Mentoria Acadêmica, considerando as orientações da Instrução Normativa 003/2020, a qual dispõe sobre normas para a adoção da Mentoria Acadêmica (MA) com componente curricular no âmbito dos cursos de Graduação da UFLA. Para tanto, serão discutidas as bases que orientam a Mentoria acadêmica na UFLA e as possibilidades de implementação nos Cursos de graduação. Serão compartilhadas as iniciativas realizadas pelos Cursos de Biologia Bacharelado e Medicina para a implementação da Mentoria no contexto da UFLA.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.