Ir direto para menu de acessibilidade.
INSCRIÇÕES ATÉ 27/8

Setor de Idiomas anuncia novas turmas de cursos gratuitos de inglês

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 18 Agosto 2021 17:57 | Última Atualização: Quinta, 19 Agosto 2021 09:40
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Setor de Idiomas da Universidade Federal de Lavras (DRI/PRPG/UFLA) anuncia novas turmas de cursos de inglês. Os cursos terão duração de 32 horas e as aulas serão ministradas por meio do câmpus virtual, no período de 6/9 a 12/11.

Os cursos serão destinados aos discentes, docentes, técnicos administrativos e funcionários terceirizados da UFLA (é necessário ter acesso ao e-mail institucional).

O interessado deverá escolher uma das turmas ofertadas e realizar a sua inscrição pelo google forms, no link https://forms.gle/1t4TXK1nfxWt4Hug7, das 10h do dia 19/8 até as 10h do dia 27/8. As listas dos estudantes selecionados serão divulgadas no dia 2/9, na página da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Atenção: Antes de acessar o formulário, o interessado deverá realizar login no e-mail institucional.

 

Serão ofertados os seguintes cursos:

 

  1. Basic English: Nível B1 – Terças e quintas-feiras, das 12h às 13h40.

Professora: Taynara

Pré-requisitos: Certificado de aprovação do curso A2
Vagas: 50

Ementa: O curso proporcionará ao estudante em nível intermediário uma base para comunicações em ambientes acadêmicos. Serão desenvolvidas simultaneamente, a partir de abordagens multimodais, as quatro habilidades (listening, writing, reading e speaking) com o objetivo de embasar seus conhecimentos sobre a língua dentro dos mais variados contextos. O curso terá enfoque nos seguintes quesitos: estudos de habilidades integradas para uso independente da língua inglesa; enfoque em práticas cotidianas do ambiente acadêmico e profissional; compreensão de pontos principais de situações do dia-a-dia; produção de gêneros textuais sobre experiências vividas; aperfeiçoamento do repertório linguístico e estratégico.

 

  1. Basic English: Nível B1 – Segundas e quartas-feiras, das 12h às 13h40.

Professor: Antonelly

Pré-requisitos: Certificado de aprovação do curso A2
Vagas: 50

Ementa: O curso proporcionará ao estudante de nível intermediário uma base para comunicações em ambientes acadêmicos. Serão desenvolvidas simultaneamente, a partir de abordagens multimodais, as quatro habilidades (listening, writing, reading e speaking) com o objetivo de embasar seus conhecimentos sobre a língua dentro dos mais variados contextos. O curso terá enfoque nos seguintes quesitos: estudos de habilidades integradas para uso independente da língua inglesa; enfoque em práticas cotidianas do ambiente acadêmico e profissional; compreensão de pontos principais de situações do dia-a-dia; produção de gêneros textuais sobre experiências vividas; aperfeiçoamento do repertório linguístico e estratégico.

 

  1. Listening and Speaking: Academic Context – Nível A2 – Terças e quintas-feiras, das 12h às 13h40.

Professor: Antonelly
Pré-requisitos: Certificado de aprovação do curso A1

Vagas: 30
Ementa: Estudos de habilidades integradas para uso independente da vertente oral da língua inglesa. Enfoque em simulação de um ambiente acadêmico e profissional com o intuito de preparar o aluno para situações do uso do inglês nesse tipo de cenário. Aperfeiçoamento do vocabulário acadêmico e profissional. 

 

  1. Reading Strategies - Nível A2 – Sábados, das 8h às 12h.

Professora: Taynara
Pré-requisitos: Certificado de aprovação do curso A1

Vagas: 30

Ementa: Este curso objetiva trabalhar a familiarização com competências leitoras voltadas ao reconhecimento e à compreensão de diversos gêneros acadêmicos e formais em língua inglesa, a depender dos propósitos produzidos pelo contexto sócio discursivo específico. O trabalho será também com a prática de leitura, explicitando a análise de procedimentos facilitadores da compreensão de sentidos, tanto no âmbito verbal quanto no âmbito não-verbal, considerando a multimodalidade dos processos de letramento.
O curso será dividido nas seguintes habilidades: O emprego de estratégias de pré-leitura: identificação de gêneros textuais; antecipação de informações; ativação de conhecimento prévio/conhecimento de mundo; formulação de hipóteses (dedução). Emprego de estratégias de leitura: reconhecimento de cognatos e falsos cognatos; compreensão de vocabulário a partir do contexto; leitura para obter a ideia geral (skimming); leitura para buscar informações específicas no texto (scanning); leitura para identificar a ideia principal; leitura de informação não-verbal (imagens, tabelas e gráficos), com identificação de marcas tipográficas e elementos visuais; inferência contextual (compreensão do vocabulário a partir do contexto). Emprego de estratégias para ampliação de léxico: procedimentos de uso de recursos de consulta, dicionários de significados, de sinônimos e de uso da língua, além de softwares de correção textual. Prática de interpretação textual: distinguir fatos de opiniões; avaliar problemas e soluções; reconhecer e analisar procedimentos argumentativos; assumir uma posição crítica no processo de leitura.

Para esclarecimentos, basta entrar em contato com o Setor de Idiomas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.