CONVÊNIO

Novo convênio permite que estudantes dos cursos de licenciatura da UFLA realizem estágios nas escolas estaduais de Minas Gerais

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 13 Setembro 2021 14:14 | Última Atualização: Segunda, 13 Setembro 2021 16:30
Gentileza solicitar descrição da imagem

Os estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Lavras (UFLA) já podem realizar os seus estágios curriculares supervisionados nas escolas estaduais de Minas Gerais. O novo Convênio de Cooperação Mútua, estabelecido recentemente entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a UFLA, possibilita novas oportunidades para a realização de estágios para a formação profissional de discentes matriculados em cursos de formação de professores para a educação básica.

De acordo com a coordenadora do Setor de Estágios da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Vanessa Thaís Batista, esses estágios são muito importantes para a formação e para a conclusão dos cursos por parte desses estudantes estagiários, já que sem o estágio obrigatório eles não se formam. “Aliás, é importante lembrar que boa parte desses estágios são realizados nas escolas estaduais. O nosso convênio anterior venceu em maio do ano passado. A celebração desse novo convênio é uma conquista muito significativa para nós.”

A diretora de avaliação e desenvolvimento do ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Francine de Paulo Martins Lima, destaca que, na licenciatura, existem de 800 a 900 estudantes em situação de estágio por semestre letivo, o que reafirma o valor dessa parceria. “O convênio configura-se como uma oportunidade de manutenção da responsabilidade social da nossa Universidade na produção de conhecimento em articulação com as necessidades das escolas de educação básica enquanto campo profissional, de seus profissionais e da comunidade. Nessa parceria, todos ganham.”

Francine ainda ressalta que a renovação do convênio com a SEE/MG é uma oportunidade de manutenção e estreitamento das relações entre a  UFLA e as escolas de educação básica do estado, oportunizando o desenvolvimento de práticas profissionais situadas e o diálogo com os diferentes profissionais e trazendo ganhos para os graduandos dos cursos de licenciatura, que têm nas escolas públicas do estado de Minas lócus privilegiado para o desenvolvimento de práticas de estágio e de projetos de ensino essenciais para o futuro exercício da profissão.

O acordo foi assinado no dia 27/8 e tem vigência de 60 meses, contando a partir da data da publicação. A notícia foi divulgada no “Diário Oficial Eletrônico do Estado de Minas Gerais” pela Imprensa Oficial do estado no dia 28/8.

Texto: Claudinei Rezende, bolsista Pibec.

Revisão: Ana Eliza Alvim.