ESPECIALIZAÇÃO

UFLA oferta cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de bovinocultura e produção de cachaça

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 16 Setembro 2021 18:13 | Última Atualização: Segunda, 20 Setembro 2021 16:58
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está retomando a oferta de cursos de pós-graduação na modalidade lato sensu. Conforme explica a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Adelir Aparecida Saczk,  a retomada "é um dos objetivos estratégicos institucionais, que consta no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFLA para o período de 2021 a 2025 - PDI 2021-2025". Os dois primeiros cursos estão com inscrições abertas até 1°/10 e contemplam as áreas de bovinocultura de corte e de tecnologia da cachaça de alambique. Saiba mais:

Pós-Graduação em Bovinocultura de Corte

A especialização em Bovinocultura de Corte é direcionada a profissionais com diploma de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.  O curso tem o objetivo de capacitar profissionais para entender a importância do planejamento e gestão de pessoas na pecuária de corte; desenvolver planos nutricionais para produção de bovinos de corte, ampliando e otimizando os níveis de produtividade; difundir e popularizar as tecnologias mais recentes ligadas à nutrição, forragicultura, reprodução, melhoramento genético, qualidade de carne, gestão e planejamento, buscando resultados eficientes para uma produção de bovinos de corte de forma segura e de qualidade.

A duração do curso é de 18 meses e o investimento para sua realização é de 18 mensalidades no valor de R$ 525. São ofertadas 60 vagas; as inscrições e o envio de documentos podem realizados até dia 1°/10. As atividades letivas iniciam-se no dia 18/10. O curso é on-line, com aulas ao vivo e ferramentas exclusivas de interação entre professores e alunos; haverá, ainda, dois encontros presenciais.

Acesse o edital da especialização em Bovinocultura de Corte

Pós-Graduação em Tecnologia da Cachaça de Alambique

Direcionado a profissionais, pesquisadores e produtores com conhecimento básico de produção de cachaça interessados em se especializar na área, o curso tem o objetivo de capacitar profissionais para explorar economicamente a cultura da cana-de-açúcar para a produção de cachaça; elaborar projetos economicamente viáveis necessários à implantação de um alambique para a produção de cachaça; gerenciar todo o processamento da produção de cachaça;planejar o destino adequado dos resíduos industriais em consonância com a legislação vigente; aplicar técnicas mercadológicas para a distribuição e comercialização de cachaça, entre outras.

O curso disponibiliza 65 vagas e será ofertado na modalidade semipresencial, com ensino a distância (EaD) e encontros presenciais para aulas práticas sobre processo fermentativo, análise físico-química e cromatográfica da bebida, análise sensorial, além de visitas técnicas de campo e indústrias. A duração é de 15 meses, acrescida do tempo para defesa do TCC. O investimento é de 18 mensalidades de R$877. A pré-matrícula pode ser realizada até dia 1°/10 e as aulas iniciam em 18/10.

Acesse o edital da especialização em Tecnologia da Cachaça de Alambique