Aula inaugural da Pós-Graduação teve como tema a saúde mental

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 17 Setembro 2021 15:51 | Última Atualização: Sexta, 17 Setembro 2021 17:28
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), em parceria com a Associação de Pós-Graduandos (APG), realizou, no dia 15/9, a aula inaugural para os ingressantes no semestre 2021/2. A recepção aos novos pós-graduandos incluiu uma palestra sobre saúde mental ministrada pela professora Kátia Poles, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA).

A docente destacou que a pós-graduação é um período de formação atravessado por vários desafios que, se não forem bem administrados, podem levar ao adoecimento. Entre eles, foram citados a cobrança por produção acadêmica, a relação orientador-orientado, o atual cenário de falta de infraestrutura e escassez de recursos, além da falta de perspectiva futura e da baixa remuneração dos formados.

Aos desafios próprios da pós-graduação, Kátia acrescentou as incertezas causadas pela pandemia da Covid-19 e o cenário político-econômico desfavoráveis, que também contribuem para o adoecimento mental. “Por isso, é importante pensar em como construir a saúde mental, como criar uma vida em que a possibilidade de adoecer seja reduzida”, disse.

De acordo com a professora, pequenas atitudes do dia a dia podem ajudar a manter a mente saudável, como o autocuidado com o corpo e a saúde, a prática de atividades físicas, a criação de rotinas equilibradas, uma alimentação saudável, o respeito ao tempo de descanso e a vivência de momentos desconectados das tecnologias. “Estar em uma condição ótima é quase uma utopia durante a pandemia. Mas manter-se bem é possível e já representa uma grande vitória”, afirmou.

A aula inaugural também contou com a participação da APG/UFLA, representada por Igor Andrade Correia Rohlfs, que realizou uma breve apresentação sobre o papel da associação e um breve histórico de atuação do grupo de representação estudantil na Universidade.  O encontro foi encerrado com a apresentação das rotinas acadêmicas aos discentes e novos coordenadores pelo pró-reitor adjunto da Pós-Graduação, professor Antonio Chalfun Junior.

Assista à aula inaugural