APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO

VIII Semana de Planejamento e Formação Docente da UFLA será de 15/2 a 17/2

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 07 Fevereiro 2022 17:59 | Última Atualização: Segunda, 07 Fevereiro 2022 18:07
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), realizará a VIII Semana de Planejamento e  Formação Docente entre os dias 15/2 e 17/2. A ação é destinada à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras, especialmente aos docentes, colegiados de cursos e demais interessados dispostos a compreender e dialogar sobre os processos de reformulação curricular na Instituição. Para aqueles que desejarem obter certificado de participação, a Inscrição deve ser feita pelo SIG-UFLA. A transmissão de toda a programação estará acessível pelo canal do Centro de Educação a Distância (Cead/UFLA) no Youtube.

O evento on-line terá como tema a "Reorganização Curricular e delineamento de percursos formativos no contexto da UFLA: desafios e possibilidades". Os debates darão ênfase aos processos e iniciativas de reorganização curricular tendo vista o aprimoramento e qualificação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e percursos formativos ofertados aos estudantes, considerando ainda os dispositivos legais e as novas diretrizes para os diferentes cursos e graduação.

A ação terá início com a participação do reitor, professor. João Chrysostomo de Rezende Junior; do pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins; e da diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino, Francine de Paulo Martins Lima. Na sequência, será realizada a palestra de abertura com a professora da Unesp Rio Claro Maria Antônia Ramos de Azevedo. O tema abordado será "Reorganização curricular e delineamento de percursos formativos nos cursos de graduação".

Já no dia 16/2, será realizada a roda de conversa "Reorganização curricular nos cursos de engenharia e demais bacharelados: aspectos conceituais e práticos"; com a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Micheline Dias.

No dia 17/2, às 9h30, haverá a roda de conversa com o tema “Reorganização curricular e o ensino mediado por interfaces digitais: desafios e possibilidades”, a ser proferido pelo professor da Unirio Mariano Pimentel. Às 14h, a Equipe do Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Especiais (Padnee) conduzirá diálogos com base no tema “Das possibilidades de  interfaces entre Padnee,  cursos de graduação e docentes no acompanhamento aos estudantes atendidos pelo Padnee".

Esse é o início de uma sequência de ações formativas para 2022. A Dade/Prograd dará continuidade aos diálogos e formações ao longo do semestre, por meio do Programa de Formação continuada de docentes da UFLA (Prodocente), no formato de trilhas formativas, fóruns de discussão, minicursos, compartilhamentos de experiências envolvendo a reorganização curricular, possibilidades de qualificação  do processo ensino-aprendizagem, planejamento, avaliação e formação de mentores para os cursos de graduação entre outros.

A Programação completa encontra-se disponível no site da Dade/Prograd/UFLA.