RETORNO

Aulas presenciais da graduação terão início em 14/2

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 26 Janeiro 2022 15:40 | Última Atualização: Terça, 15 Fevereiro 2022 14:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

Em reunião realizada na quarta-feira (26/1), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) decidiu que a interrupção das atividades letivas presenciais dos cursos de graduação será ampliada até 12/2. Assim, o retorno das atividades presenciais anteriormente previsto para 31/1 ocorrerá no dia 14/2. A decisão, expressa pela Resolução Normativa CEPE nº 008, referendou a Portaria da Reitoria nº 3, de 5 de janeiro de 2022, com a ampliação do prazo de atividades no formato remoto.

As avaliações do CEPE basearam-se em dados sobre o cenário epidemiológico relacionado à transmissão da Covid-19 e no parecer encaminhado pelo Comitê Especial de Emergência de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Federal de Lavras (CEE-Covid-19-UFLA). As demais determinações da Portaria da Reitoria de 5/1 se mantiveram inalteradas e, portanto, permanecem todas em vigor até o dia 12/2, incluindo a exceção para atividades presenciais atribuídas aos cursos com permissão legal, caso da Medicina, por exemplo.

Para quem tem dúvidas sobre quais são os componentes curriculares que retornarão às atividades presenciais deste semestre letivo, basta consultar a relação divulgada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFLA) no início de dezembro. No dia 14/2, retornarão ao formato presencial todas as disciplinas indicadas nessa relação disponibilizada pela Prograd. Continuarão no formato não presencial (ANP) apenas os casos abaixo. Em média, as atividades presenciais terão 63,5% menos estudantes circulando diariamente no câmpus em relação ao fluxo normal.

Permanecem em formato não presencial:

- as atividades letivas teóricas com turmas maiores que 60 estudantes, ressalvados os casos de comprovação do atendimento às recomendações do CEE-COVID19, com aprovação da Unidade Acadêmica e da Prograd, mediante análise de possibilidade de alocação de sala ou de laboratório;

- os componentes curriculares lecionados por docentes se enquadrem em condição de risco, mesmo quando vacinados, a critério da Unidade Acadêmica;

- os componentes curriculares com inviabilidade de oferta, por motivo de impossibilidade de atendimento ao protocolo de biossegurança, a critério da Unidade acadêmica e da Prograd.

Um levantamento atualizado, realizado pelas Pró-reitorias de Graduação (Prograd), Pós-Graduação (PRPG), Gestão de Pessoas (Progepe) e Planejamento e Orçamento (Proplag), indica que aproximadamente 91% da comunidade acadêmica da UFLA já está completamente imunizada contra a Covid-19. Em relação aos estudantes de graduação, o percentual é de 90,5%; na pós-graduação, 90,6%; entre os  servidores é de 93,3% e os terceirizados 96%.