Ir direto para menu de acessibilidade.
formação continuada

UFLA oferta vagas em cursos gratuitos para profissionais da educação de Minas Gerais - inscrições se encerram nesta sexta-feira (13/5)

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quarta, 11 Mai 2022 13:44 | Última Atualização: Quarta, 11 Mai 2022 13:44 | Acessos: 1985
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferta gratuitamente vagas para profissionais da Educação de Minas Gerais, para cursos de formação continuada. O processo de inscrição deve ser realizado até o dia 13/5, na plataforma do programa “Trilhas de Futuro Educadores”, para as especializações em Educação Inclusiva e Especial (250 vagas) e Neurociências Aplicada à Educação (200 vagas).  Informações sobre o período de inscrição para o Mestrado Profissional em Educação (15 vagas), que também será ofertado, serão divulgadas posteriormente. 

O projeto Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais que visa oferecer, gratuitamente, cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu para servidores da Educação do Estado de Minas Gerais. A UFLA participou de edital de credenciamento institucional aberto pela SEE/MG para a oferta dos cursos por meio do projeto.

Conheça mais sobre os cursos oferecidos:

Pós-Graduação Lato Sensu em Neurociência Aplicada à Educação

O Curso de Especialização em Neurociência Aplicada à Educação terá duração total de oito meses, com carga horária de 420 horas, e será oferecido totalmente a distância. A previsão de início das aulas é 30/6/2022.

 A partir da questão “Como os conhecimentos neurocientíficos sobre a aprendizagem e a cognição podem ser absorvidos pelos profissionais da educação?”, o curso busca contribuir com a formação continuada de profissionais da educação, principalmente professores da educação básica, a fim de propor atualização e ampliação dos saberes da neurociência e suas relações com a educação, além de qualificar o processo ensino-aprendizagem e o trabalho docente na perspectiva crítico-reflexiva, dialógica e processual.

Nessa proposta, apresenta-se a relevância dos temas da neurociência para a educação, apresentando uma compreensão do Sistema Nervoso, discutindo-se centralmente a importância da cognição, da memória e das emoções para os processos de ensino e aprendizagem. 

Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva e Especial 

O curso de Especialização em Educação Inclusiva e Especial terá duração de 12 meses, com carga horária de 360 horas, e será oferecido totalmente a distância. A previsão de início das aulas é 30/6/2022.

O curso objetiva oferecer conteúdos teóricos e metodológicos, bem como ferramentas didáticas que fundamentam e viabilizem o desenvolvimento de propostas pedagógicas inclusivas na escola, em uma perspectiva transversal de educação. Além disso, propõe discussões que sensibilizem e valorizem a inserção dos temas da inclusão que favoreçam o respeito à diversidade, elaboração de propostas e práticas responsáveis no âmbito das políticas de educação relacionadas à docência e gestão. 

Nesse sentido, o curso busca promover a inclusão de todos os estudantes, configurações sociais, docentes, trabalhadoras e trabalhadores que atuam na educação, sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e respeito à diversidade sociocultural, étnico-racial, etária e geracional.