DICAS DE PORTUGUÊS

Campi ou Câmpus? Saiba como fica o plural da palavra campus

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 13 Junho 2022 09:57 | Última Atualização: Segunda, 13 Junho 2022 11:23
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dicionário, a palavra Campi é de origem latina que, no plural, significa “um conjunto universitário que agrupa unidades de ensino e residência”. Segundo estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB), ela pode ser aportuguesada, aceitando também a palavra “câmpus”.

Segundo o estudo da UnB, em português, o uso do termo câmpus para o singular e para o plural está perfeitamente de acordo com os cânones da gramática moderna. Os estudiosos da língua afirmam que “sendo aportuguesado, o vocábulo câmpus passa a ser uma palavra vernaculizada, ou seja, passa a ser um vernáculo da língua, acompanhando toda formação ortográfica do português”.

A mudança foi adotada pela Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação (MEC), em seu manual de redação, a fim de facilitar o uso da língua materna e incentivar sua valorização, a partir do estudo realizado pela UnB. Segundo o MEC, esse novo vocábulo adotado por sua assessoria não é obrigatório, tendo em vista que é correto utilizar tanto “câmpus” quanto “campi” para indicar a pluralização do termo.

Referência: www.portais.ufma.br (com adaptações)

Paulo Roberto Ribeiro - revisor de textos da Coordenadoria de Comunicação