PIB UFLA

Programas de Aprendizado Técnico (Proat) e Bolsa-Calouro estão com inscrições abertas até 17/7

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Terça, 12 Julho 2022 15:02 | Última Atualização: Sexta, 15 Julho 2022 09:39
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estão abertas, até o dia 17/7, as inscrições para o Bolsa-Calouro (Pró-Calouro) e para o Programa de Aprendizado Técnico (Proat). Ambos fazem parte do Programa Institucional de Bolsas (PIB) e são voltados para estudantes de graduação dos cursos presenciais da Universidade Federal de Lavras (UFLA). As bolsas possuem o valor de 300 reais ou 500 reais mensais, e requerem o cumprimento de um regime de 12 horas  ou 20 horas semanais de atividades, respectivamente.

O Bolsa-Calouro é destinado a estudantes de graduação ingressantes pela primeira vez na UFLA, no primeiro semestre letivo de 2022 (câmpus sede), identificados pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Comunitária (Praec) como em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Também é necessário estar com matrícula ativa na graduação e atender ao disposto na Resolução CUNI Nº 028, de 06 de junho de 2022, sobre o número mínimo de matrícula do curso de graduação.

Já o Proat tem entre seus objetivos o despertar de vocações para o desenvolvimento técnico e tecnológico entre os estudantes de graduação da Universidade e o estímulo ao desenvolvimento de atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao incremento tecnológico e aos processos de inovação. Os critérios para seleção são os mesmos do Bolsa-Calouro.

Os interessados em se inscrever nos programas devem acessar o SIG-UFLA, efetuar o login, ir para área de Editais de Bolsas Institucionais, selecionar o Edital, escolher o Projeto, e confirmar a inscrição.

O resultado preliminar da primeira chamada do Programa Bolsa-Calouro será divulgado a partir do dia 18/7, no site da Praec. Os candidatos convocados devem manifestar interesse pela vaga no SIG-UFLA; quem não se manifestar no prazo estabelecido será considerado desistente.

Para os estudantes inscritos no Proat será realizada a seleção, de acordo com o Programa/Projeto, das 8h às 22h, entre os dias 19/7 e 22/7. A avaliação dos candidatos será composta por seis notas com pesos distintos. A partir do dia 26/7 será divulgado o Resultado Preliminar do processo seletivo no site da Praec. É de inteira responsabilidade do candidato consultar o resultado preliminar.

Acesse os editais no Programa Institucional de Bolsas 2022.

Assunto(s): edital , bolsas , calouro , proat