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educação bilíngue

Estudantes de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos realizam as primeiras apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso na UFLA

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 12 Julho 2022 13:21 | Última Atualização: Terça, 12 Julho 2022 15:24

Destaca-se a apresentação de quatro estudantes surdos

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Iniciou, em junho deste ano, as primeiras apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes do curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), com polo no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Dez estudantes já fizeram as apresentações, sendo quatro surdos. 

Esse momento é considerado pelo coordenador do polo na UFLA, Wanderson Samuel Moraes de Souza, uma nova fase da educação de surdos da região. “O polo na UFLA veio para descentralizar a oferta de formação especializada na área da educação de surdos e proporcionar formação e qualificação para professores e novos estudantes fora da capital ou dos grandes centros, permitindo também que profissionais que já trabalhavam com surdos ou que pretendem trabalhar tenham acesso a uma formação de qualidade e reconhecida nacionalmente”, enfatiza o coordenador. tcc ines jpg1

Ele completa sobre a importância da formação de profissionais qualificados para atender as necessidades específicas de estudantes surdos na educação básica. “Dessa forma, o mercado de trabalho se abre para um novo profissional, aquele que tenha domínio da Língua de Sinais e saiba as metodologias de ensino de português na modalidade escrita e de Libras como língua, disciplinas estas contempladas no currículo do curso”, comenta Wanderson Samuel.

Para o coordenador, as expectativas sobre o futuro do curso de Pedagogia no polo UFLA são as melhores possíveis, pois eles recebem contatos diários de pessoas que buscam informações a respeito do processo seletivo. Há previsão de entrada de novas turmas no segundo semestre de 2022. 

Formação especializada

O curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) tem ênfase na educação de pessoas surdas, e contempla particularidades desta comunidade e sua língua, além de áreas como estudos culturais, linguísticos e pedagogia visual. Com uma formação especializada, surdos e ouvintes passam a ter uma nova visão da educação de surdos por meio da educação bilíngue. Entende-se por educação bilíngue aquela que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda.