aprendizado

Semana de Planejamento e Formação Docente da UFLA ocorre de 27 a 29 de julho

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 15 Julho 2022 12:56 | Última Atualização: Terça, 19 Julho 2022 15:39
Gentileza solicitar descrição da imagem

A IX Semana de Planejamento e Formação Docente (SPFD) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) será realizada de 27 a 29 de julho e terá como tema "Retomando o essencial do processo ensino-aprendizagem no retorno às atividades presenciais”. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG).

Serão revisitados temas e questões que cercam a ação docente; a ação discente; a interação professor-estudante; o processo de acolhimento e acompanhamento ao estudante, bem como estratégias de ensino e de avaliação para a promoção da aprendizagem pelos estudantes. Busca-se problematizar a aula no seu sentido amplo e complexo, permeada por múltiplas determinações e concepções, notadamente neste momento de retorno às atividades presenciais.

O evento contará com uma programação presencial, com espaços diversificados de diálogos sobre demandas de planejamento e desenvolvimento da ação docente, da aula em si, do processo de avaliação, com o compartilhamento de práticas docentes e espaço para encontros e diálogos situados em cada curso e os docentes pertencentes a ele, em uma perspectiva de trabalho colaborativo e dialógico.

Para a diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade/UFLA), professora Francine de Paulo Martins Lima, “priorizar momentos de formação docente e espaços para debater processos pedagógicos empreendidos na UFLA reafirma o nosso compromisso com a qualificação permanente dos nossos docentes e com o trabalho que desenvolvemos junto aos estudantes, assumindo nosso compromisso com o desenvolvimento de processos pedagógicos cada vez mais qualitativos no âmbito da graduação e com a busca por superação de desafios existentes no processo ensino-aprendizagem”.

Essa ação terá continuidade com a proposta de “Trilhas e percursos formativos”, por meio do Programa Pró-Docente, com programação específica desenvolvida ao longo do semestre com o aprofundamento do temas debatidos ao longo dos três dias de formação.

A programação detalhada, com horário e local das atividades, pode ser conferida no site dade.ufla.br