avaliação

Programa Avalie recebe contribuições de professores e estudantes até 24/9

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 05 Setembro 2022 11:32 | Última Atualização: Segunda, 05 Setembro 2022 11:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com o objetivo de qualificar e melhorar os processos de ensino e de aprendizagem oferecidos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade/Prograd) disponibilizou a edição 2022/1 do Programa de Avaliação Continuada dos Cursos de Graduação (Programa Avalie).  O questionário de avaliação estará disponível até o dia 24/9/2022 no Campus Virtual, em ambiente específico para a Autoavaliação Institucional.

O Avalie busca identificar a percepção de estudantes e professores sobre os cursos e componentes curriculares ministrados. Assim, é possível auxiliar na identificação das situações enfrentadas no cotidiano da comunidade acadêmica, bem como na introdução de possíveis encaminhamentos para soluções que forem necessárias. A participação é fundamental e sigilosa.

Para que os resultados do Avalie possam ser representativos e resultar em processos de qualificação dos cursos de graduação, a participação de todos é fundamental. Para participar, professores e estudantes devem acessar o Campus Virtual/Avalie, fazer login e escolher o componente curricular que deseja avaliar.

Para os docentes, a Dade esclarece que o rol de componentes curriculares disponibilizados para avaliação considera as informações das ofertas na ocasião da elaboração do horário de aulas da graduação para o primeiro semestre letivo de 2022, e as composições de turma são as mesmas que constam no SIG. Nos casos em que o componente curricular avaliado possuir mais de uma turma, o docente deverá preencher o questionário de avaliação apenas uma vez, indicando, no formulário,  as turmas avaliadas. Caso o componente curricular tenha sido ofertado para mais de um curso, e o docente queira fazer observação específica relacionada a um deles, pode utilizar o espaço disponível no formulário para identificar o(s) curso(s) a que se refere.

Os resultados dos Programas Avalie Discente e Avalie Docente, separados  por curso, serão enviados às coordenações de curso no formato de relatórios, assim como um extrato das avaliações será divulgado no site da Dade. A data e a forma de acesso às respostas dos estudantes serão divulgadas aos docentes posteriormente, após o término do processo avaliativo.