NEDI

Escola de educação infantil da UFLA é reconhecida pelo MEC como colégio de aplicação

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 27 Setembro 2022 13:41 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 09:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras (Nedi/UFLA) é agora, perante o Ministério da Educação (MEC), um colégio de aplicação. O novo enquadramento foi definido pela Portaria nº 964, publicada na segunda-feira (26/9) no Diário Oficial da União, com entrada em vigor no dia 3/10. Como Colégio de Aplicação, o Nedi passa a ser oficialmente um espaço de formação para os estudantes da Universidade e para a aplicação de técnicas e metodologias educacionais que resultem em novos conhecimentos que possam ser úteis a toda a rede de ensino básico.

De acordo com a diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch), à qual o Nedi está ligado na estrutura organizacional, um dos principais objetivos dos colégios de aplicação é servirem como campo de formação aos discentes matriculados em cursos de graduação e em programas de pós-graduação das universidades aos quais estão vinculados. A professora Helena Maria Ferreira explica que o Nedi se torna, assim, “espaço para práticas de estágios, projetos de iniciação à docência, práticas educativas, atividades vivenciais, atividades de pesquisa e extensão com foco nas inovações pedagógicas e na formação docente”.

A equipe do Nedi - em parceria com a gestão da Faelch, com o Departamento de Educação; Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino; Reitoria; pró-reitorias de Graduação (Prograd), Planejamento e Gestão (Proplag), Infraestrutra e Logística (Proinfra) e Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e Diretoria de Licitações, Contratos e Convênios - precisou atender a uma série de demandas do MEC para que o enquadramento como colégio de aplicação fosse possível. A Instituição contou, ainda, com o apoio da Associação Nacional das Unidades Universitárias Federais de Eduação Infantil (Anuufei). De acordo com a coordenadora do Nedi, professora Letícia Silva Ferreira, esse reconhecimento é uma conquista para a Universidade e para a comunidade de Lavras. “Isso reforça nosso compromisso com a oferta de uma educação pública e de qualidade para a Educação Infantil, nos segmentos creche (apenas crianças de 3 anos) e no segmento pré-escola (crianças de 4 e 5 anos). Essa excelência da educação ofertada nos colégios de aplicação também está ligada ao perfil das profissionais que atuam nesses espaços, por serem integrantes da carreira do Magistério Federal, orientando projetos de extensão e de pesquisa, produzindo textos científicos para revistas e livros, o que requer formação em nível de pós-graduação”.

Atendendo à Portaria Ministerial nº 959 de 27 de setembro de 2013, o Nedi assim como os demais colégios de aplicação, se orientam pelas seguintes diretrizes:

I - oferecimento de igualdade de condições para o acesso e a permanência de alunos na faixa etária do atendimento;

II - realização de atendimento educacional gratuito a todos, vedada a cobrança de contribuição ou taxa de matrícula, custeio de material didático ou qualquer outro;

III - integração das atividades letivas como espaços de prática de docência e estágio curricular dos cursos de licenciatura da Universidade;

IV - ser o espaço para a prática da formação de professor realizada pela Universidade, articulada com a participação institucional no Programa Institucional de Incentivo à Docência - PIBID e nos demais programas de apoio à formação de docentes.

O reitor em exercício da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, comemorou a relevância da transformação do Nedi em colégio de aplicação. “Essa posição gera a expectativa de que o colégio passe a receber recursos específicos no orçamento, o que nos permitirá, em conjunto com os profissionais da Faelch e do Nedi, realizar um planejamento institucional adequado para o avanço das ações”, esclarece.

Sobre o Nedi

As atividades do Nedi começaram em fevereiro de 2018, com sede no Câmpus Histórico da Universidade. Atualmente são 93 crianças matriculadas. O ingresso ocorre por processo de sorteio público. O edital para ingresso em 2023 deve ser publicado em breve.