LATO SENSU

Aula inaugural dos cursos de pós-graduação do projeto Trilhas de Futuro foi realizada na quarta-feira (5/10)

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 06 Outubro 2022 15:41 | Última Atualização: Quinta, 06 Outubro 2022 15:57
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi realizada, na quarta-feira (5/10), a aula inaugural on-line dos cursos de pós-graduação ofertados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), pelo projeto Trilhas de Futuro. Direcionado exclusivamente aos docentes da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o projeto disponibilizou 120 vagas para o curso de Neurociências Aplicada à Educação e 150 vagas para o curso Educação Inclusiva e Especial.

Na aula inaugural, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, destacou a importância da parceria com a Secretaria de Estado de Educação e manifestou o desejo de que ela se perpetue, rendendo muitos frutos. “Nossa obrigação é fazer com que a sociedade ganhe com essa parceria”, disse. O reitor também ressaltou a competência da equipe da UFLA envolvida com o projeto e desejou boas-vindas aos novos pós-graduandos.

A secretária de Estado Adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria, também presente na aula inaugural, afirmou que o projeto Trilhas de Futuro é o maior programa de educação continuada da América do Sul. O objetivo, ao longo dos anos, é oferecer 40 mil vagas, em variados cursos, para proporcionar formação continuada, em temas abrangentes e atuais, a todos os profissionais da Secretaria de Educação de Minas Gerais.

A aula inaugural também incluiu a participação do Superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Minas Gerais, Paulo Henrique Rodrigues , da Pró-reitora de Pós-Graduação, Adelir Aparecida Saczk, da Diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras, Helena Maria Ferreira, do coordenador do curso de Neurociências Aplicada à Educação, professores Claudio Lucio Mendes, e da Coordenadora do curso de Educação Inclusiva e Especial, Apolliane Xavier Moreira Dos Santos.

O projeto Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais que visa oferecer, gratuitamente, cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu para servidores da Educação do Estado de Minas Gerais. A UFLA participou de edital de credenciamento institucional aberto pela SEE/MG para a oferta dos cursos por meio do projeto.

Saiba mais sobre os cursos ofertados pela UFLA

O curso de especialização em Neurociências Aplicada à Educação busca fortalecer a formação continuada dos profissionais de educação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, além de contribuir com a atualização e ampliação dos saberes da neurociência e suas relações com a educação. Além da formação de qualidade, como desdobramento do curso, o Núcleo de Estudos em Educação e Neurociência (ENE) está estruturando o Laboratório de Educação e Neurociência (L-ENE), para aprofundar a parceria com o estado de Minas e constituir um espaço para produzir pesquisa e atividades de ensino e extensão sobre como o cérebro aprende.

O curso de pós-graduação em Educação Inclusiva e Especial é pensado a partir de uma perspectiva abrangente de inclusão, que possa percorrer os processos relacionados à política de educação do Estado e de todas as instituições escolares sob sua responsabilidade. Nesse sentido, busca promover a inclusão de todos os estudantes, configurações sociais, docentes, trabalhadoras e trabalhadores que atuam na educação, sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade sociocultural, etnicoracial, etária e geracional.