Ir direto para menu de acessibilidade.
DICAS DE PORTUGUÊS

Em uma oração, podemos usar a vírgula antes da conjunção "e"?

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 05 Dezembro 2022 10:49 | Última Atualização: Segunda, 05 Dezembro 2022 10:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

Quando temos dois sujeitos diferentes na oração, podemos usar a vírgula, embora ela seja facultativa. É o que ocorre no exemplo a seguir: "Todos foram à festa, e ela ficou muito feliz".

A vírgula também é recomendável quando a frase sugere algum tipo de ambiguidade, como no caso: "As autoras ganharam muitos aplausos, e vários livros foram autografados". Nesse trecho, se tirarmos a vírgula, pode-se pensar que as autoras ganharam muitos aplausos e também ganharam livros. A vírgula antes do "e" deve ser empregada, ainda, quando a conjunção liga elementos numa enumeração. Um exemplo é a oração: E chora, e ri, e vem, e abraça

Algumas situações em que a vírgula é admitida: "Eles estiveram no casamento de Eva e, muito felizes, viram a noiva chorar", "João Augusto a viu e, emocionado, a cumprimentou" e "Todos vão à colação de grau e, talvez, ao baile".

 

Paulo Roberto Ribeiro – revisor de textos, Coordenadoria de Comunicação Social

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção