CÂMPUS LAVRAS

Ingresso em cursos de Engenharia da UFLA passará a ocorrer pelo Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (Bict)

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 06 Dezembro 2022 13:53 | Última Atualização: Quinta, 08 Dezembro 2022 17:36
Gentileza solicitar descrição da imagem
Foto: Pixabay

A partir do primeiro processo seletivo de 2023, o ingresso em seis cursos de Engenharia ofertados no câmpus-sede da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocorrerá por intermédio do Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (Bict). O curso substituirá a Área Básica de Ingresso (ABI) como primeiro ciclo de formação interdisciplinar da Engenharia, com o diferencial de conferir o diploma de bacharel em Inovação, Ciência e Tecnologia ao final desse primeiro ciclo de três anos.

De acordo com o coordenador do Bict, professor Adriano Ensinas, “a mudança tem o objetivo de adequar o curso à formação interdisciplinar em Engenharia, com foco em metodologia de ensino baseada em projetos”. Ao longo do curso, o estudante poderá definir um percurso formativo, por meio da escolha de várias disciplinas, ao mesmo tempo em que realiza sua formação integrada a atividades de projetos de pesquisa e extensão.

Ao concluir o Bict, o estudante poderá prosseguir sua formação na área de Engenharia, ingressando, por meio de processo seletivo interno à UFLA, em um dos seguintes cursos do segundo ciclo ofertados em Lavras: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Engenharia Física.

Além de possibilitar o ingresso nos cursos de Engenharia, a formação obtida com o Bict permite concorrer a oportunidades de trabalho de nível superior, no mercado financeiro, em postos intermediários de gestão de empresas, organizações e instituições públicas, em indústrias ou em empresas de tecnologia.

O diploma conferido pelo bacharelado interdisciplinar também possibilita acesso direto a cursos de pós-graduação, nas modalidades de especialização ou pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).