CUNI aprova criação de bacharelado em Estatística inovador no Brasil

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 01 Fevereiro 2023 17:31 | Última Atualização: Sexta, 03 Fevereiro 2023 15:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Conselho Universitário (CUNI) aprovou, em reunião realizada no dia 25/1, a criação de um novo curso de graduação presencial na Universidade Federal de Lavras (UFLA): o bacharelado em Estatística, com ênfase em Ciência de Dados.

“A Estatística passou por muitas mudanças nos últimos anos. Se, antes, essa área do conhecimento precisava lidar com a insuficiência de dados, atualmente há uma superabundância deles, o que exige novos métodos, expressos em conceitos como Big Data e Data Mining. O novo curso tem o objetivo de suprir a demanda também por esse novo tipo de profissional”, afirma o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet) da UFLA, professor João Domingos Scalon.

O projeto do curso traz várias inovações. O ingresso será anual, com a oferta de dez vagas. Todas as disciplinas terão natureza teórico-prática e serão baseadas em metodologias de ensino-aprendizagem diferenciadas. À semelhança da pós-graduação, cada estudante será acompanhado por um docente-tutor durante todo seu percurso acadêmico.

“Tenho dito que a universidade brasileira precisa se reinventar para despertar novamente o interesse dos jovens por um curso superior. A iniciativa deste curso com grande inovação pedagógica pode nos ensinar muito a respeito de como manter o estudante vinculado ao curso, minimizando ou até afastando os fenômenos da retenção e da evasão, hoje preocupantes em todas as universidades”, afirma o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior.

A proposta é inédita no Brasil e as inovações foram pensadas a partir da observação dos cursos existentes, como forma de mitigar desafios como a evasão e a distância entre as exigências do mercado e a atual estrutura dos cursos de estatística. Todo o processo de elaboração da proposta foi acompanhado pela Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino, da Pró-reitoria de Graduação (Dade/Prograd).

A diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino da UFLA, professora Francine de Paulo Martins Lima, ressalta que a Universidade tem o compromisso de pensar e colocar em prática inovações que vão ao encontro de sua responsabilidade de avançar na produção do conhecimento que beneficie a sociedade.

“Para um currículo inovador são necessárias práticas pedagógicas inovadoras. A proposta do curso de Estatística provoca o deslocamento de estratégias de transmissão e instrução engessadas para um processo de aprendizagem mútua e colaborativa entre professores e estudantes, relacionado às demandas sociais e profissionais, e comprometido com o desenvolvimento humano, ético, político e cidadão”, afirma.

Eficiência de recursos

O curso aprovado não exigirá novas contratações. O corpo docente será composto por professores que já lecionam na UFLA: 17 do Departamento de Estatística, e os demais dos departamentos de Matemática, Ciência da Computação e Computação Aplicada.

O espaço físico necessário ao desenvolvimento do curso também será enxuto. Todas as aulas serão ministradas em um único laboratório, e cada estudante irá dispor de um computador para o desenvolvimento de suas atividades.

“Como ainda vivemos um momento difícil do ponto de vista orçamentário, a inclusão de mais estudantes de graduação sem aumentar o custo é muito bem-vinda, pois indica maximização do uso dos recursos já disponíveis”, ressalta o reitor.

A expectativa é que o bacharelado comece a ser ofertado em 2024.

O egresso

O curso será em regime integral e terá duração de quatro anos. Além de atuar como estatístico em diversos campos, o egresso estará apto para trabalhar como cientista de dados. “Atualmente, há uma elevada procura por profissionais com esse perfil. Portanto, a chance de ficar desempregado é quase zero”, afirma o diretor do Icet.

Institucionalmente, a criação do bacharelado também trará ganhos para a pós-graduação da UFLA. “A nova formação refletirá na qualidade dos estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária e, consequentemente, nos conceitos desses cursos", afirma o docente.