Ir direto para menu de acessibilidade.
Licenciaturas

Capes amplia número de bolsas PIBID e RP para estudantes de licenciatura da UFLA

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 05 Abril 2023 15:39 | Última Atualização: Quarta, 05 Abril 2023 15:58
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou a ampliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) para os estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ao todo, serão 126 novas bolsas para os estudantes dos cursos de licenciatura da UFLA, sendo 96 vagas para o PIBID e 30 para Residência Pedagógica. 

O processo de abertura das vagas na UFLA e o chamamento dos estudantes para compor os projetos aprovados serão divulgados em breve. 

Até o momento, o Pibid da UFLA contava com 96 bolsas para estudantes, 12 cotas para supervisores da educação básica, quatro cotas para coordenadores de área e uma cota para coordenador institucional. No Programa Residência Pedagógica, eram 120 bolsas para os estudantes residentes, 24 cotas de bolsa para professores da educação básica, oito cotas de bolsa para orientadores e uma cota para coordenador institucional. 

Para a diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (DADE/Prograd),  professora Francine de Paulo Martins Lima, a ampliação de bolsas, além de ser uma oportunidade de participação para mais 126 estudantes, é também um caminho para o fortalecimento das licenciaturas e da formação de professores no Brasil, em diálogo com os docentes e profissionais das escolas de educação básica. “Os ganhos são imensos para todos os envolvidos”, considera.  

Bolsas da Capes

O Pibid é uma das ações da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e oferece a estudantes da primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, no contexto em que estão inseridas. 

O Programa de Residência Pedagógica foi criado para induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Pelo programa, o licenciando dá início à  imersão na escola de educação básica, na segunda metade do curso. 

O valor das bolsas dos dois programas teve aumento de 75% em fevereiro deste ano. Os estudantes beneficiados passaram a receber R $700,00.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.