Primeira turma de Mestrado Profissional em Educação amplia parceria entre UFLA e SEE-MG
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE-MG) ampliaram a parceria no âmbito do Projeto de Formação - Trilhas de Futuro, com a oferta do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). O curso stricto sensu é ofertado em caráter de demanda específica e conjunta para formação de 50 servidores da SEE/MG.
O Mestrado Profissional em Educação funciona desde 2011, e tem como área de concentração a Formação de Professores, se organizando em três linhas de pesquisa: 1) Fundamentos da educação, corpo e cultura: teoria e prática nos processos educativos; 2) Desenvolvimento profissional docente, práticas pedagógicas e inovações; e 3) Linguagens, diversidade cultural e inovações pedagógicas.
Sobre a parceria
A parceria com o projeto Trilhas do Futuro representa uma oportunidade para a consolidação de um projeto institucional de formação docente, com contribuições efetivas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem no contexto da Educação Básica. A formação dos educadores favorece a articulação entre teoria e prática, além de possibilitar o enfrentamento dos problemas cotidianos do contexto escolar.
“Formar professores, em nível de mestrado, é contribuir para o desenvolvimento profissional docente, para a construção da autonomia e para a transformação social”, considera a diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch/UFLA), professora Helena Maria Ferreira.
Em sua percepção, a celebração de parcerias, tal como essa com a SEE-MG, fortalece o cumprimento do papel precípuo da Faelch, qual seja, formar profissionais qualificados para a ressignificação de práticas educativas. “O desenvolvimento profissional viabilizado por meio de diferentes momentos formativos (aulas, discussões teóricas, palestras, participação em eventos científicos, apresentação de trabalhos, participação em grupos de pesquisa, publicações de textos acadêmicos, produção da dissertação e proposição de um produto educacional), desencadeia momentos de reflexão das concepções/ações, que, por sua vez, favorecem o desenvolvimento de metodologias de ensino mais condizentes com as demandas contemporâneas da sociedade”, completa.
Visão compartilhada pelo coordenador do PPGE, professor Regilson Maciel Borges, que considera a oferta do curso aos servidores da rede estadual como uma forma de estreitar ainda mais a relação do Programa com a educação básica naquilo que é o seu objetivo central: a qualificação de professores. Além disso, a oferta está em consonância com o interesse da SEE-MG em estimular a pesquisa sobre o trabalho docente e as práticas educativas. “Espera-se que a formação contribua significativamente no retorno desses servidores ao seu local de trabalho”, enfatiza.
No início de março foi realizado o primeiro encontro no câmpus da UFLA, em Lavras. Os mestrandos (profissionais e professores) foram recebidos pela coordenação do curso e docentes que ministram as aulas neste semestre. Durante o semestre, serão 15 sábados letivos, com aulas no formato remoto e presencial.