CURSOS TÉCNICOS

UFLA e IFSuldeMinas irão ofertar cursos técnicos presenciais no próximo semestre, em parceria com a Prefeitura de Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 17 Abril 2023 11:26 | Última Atualização: Quinta, 20 Abril 2023 11:01
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IfSuldeMinas) e a Prefeitura Municipal de Lavras assinaram um acordo para a oferta de cursos técnicos presenciais na cidade de Lavras a partir do segundo semestre de 2023. A solenidade para oficializar a parceria ocorreu na UFLA, na sexta-feira (14/4).

Por meio deste acordo, serão ofertadas 130 vagas, em quatro cursos técnicos: Segurança do Trabalho, Agropecuária, Informática para Internet e Administração. Os cursos são destinados a quem já concluiu o ensino médio e têm duração de um ano e meio, exceto o curso de Administração, que terá duração de um ano. As aulas serão presenciais e no período noturno. As inscrições são gratuitas e começam nesta segunda-feira (17/4). Os interessados devem acessar o link de inscrição disponível no site do IFSULDEMINAS. O  ingresso ocorrerá por meio de sorteio.

Os cursos serão ministrados na UFLA, utilizando a infraestrutura da Instituição, como salas de aula, laboratórios, biblioteca, entre outros. O reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa, explica que os cursos foram escolhidos considerando as demandas do mercado de trabalho local. “Nós realizamos, em parceria com a Prefeitura, um estudo com a Secretaria de Inovação, e fizemos uma prospecção junto ao empresariado sobre quais seriam os cursos com mais demanda, mais empregabilidade para o egresso. Elencamos os que foram mais reincidentes nas pesquisas e esses quatro cursos foram os que sobressaíram.”

Além disso, os cursos técnicos ofertados possuem relação direta ou indireta com cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, possibilitando não só uma formação diferenciada no nível técnico, como também a continuidade da formação em outros níveis de ensino, como enfatiza o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior. “Tenho certeza que irá aumentar, inclusive, a procura pelos cursos de graduação da UFLA. Por exemplo, o estudante que fizer o curso técnico em Administração vai perceber que pode ir muito além. Então, ele vai procurar a graduação, e talvez até a pós-graduação."

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, destaca que esse acordo é um marco para o município: “trazer para Lavras cursos técnicos do Instituto Federal era um sonho nosso, que agora se concretiza por meio dessa parceria entre as três instituições. Começamos com 130 vagas e esperamos, futuramente, ampliar esse número.”

Acesse o edital de seleção para os cursos técnicos

Termos do acordo

Pelo acordo firmado, o IFSULDEMINAS será responsável pela seleção do corpo docente dos cursos técnicos, pela execução do projeto pedagógico dos cursos e por coordenar as políticas de auxílio e assistência estudantil.

Além de disponibilizar a infraestrutura necessária, caberá à UFLA estimular a integração entre as instituições nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, bem como incluir estudantes, professores e técnicos administrativos do IFSULDEMINAS nos programas de esporte, lazer, arte e cultura da Universidade. Servidores da UFLA também terão a oportunidade de atuar nos cursos, participando da preparação de material e do acompanhamento das aulas práticas em laboratórios.

Por sua vez, a Prefeitura de Lavras cederá servidores para apoio às atividades e irá aportar R$ 260 mil no projeto, para custear a alimentação dos estudantes.

A parceria conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), que aportou R$ 500 mil para a implantação do projeto.

No caso de dúvidas sobre o processo seletivo e sobre os cursos, os interessados podem entrar em contato com o IFSuldeMinas pelo telefone (35( 3449 6189 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..