Ir direto para menu de acessibilidade.
FORMAÇÃO DOCENTE

UFLA realizará X Semana de Planejamento e Formação Docente

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Sexta, 28 Abril 2023 16:12 | Última Atualização: Segunda, 08 Mai 2023 11:42
Gentileza solicitar descrição da imagem

A X Semana de Planejamento e Formação Docente (SPFD) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) será realizada de 2 a 5 de maio de 2023 e terá como tema: "Flexibilidade Pedagógica na Graduação: problematizando possibilidades de práticas, espaços e tempos para o processo ensino-aprendizagem". 

A iniciativa é organizada no início de cada semestre letivo pela Pró-Reitoria de Graduação, por intermédio da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade). O evento integra o conjunto de ações de planejamento e formação continuada dos docentes da UFLA, para promover reflexões sobre os desafios e as possibilidades de ações e aprimoramento dos cursos de graduação. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG). 

Nesta edição, a Semana será realizada de forma híbrida, contendo palestras remotas, com convidados externos e ações relacionadas à promoção e acompanhamento das atividades docentes no âmbito dos cursos da instituição, por meio das "trilhas de formação do procedente”. O evento será de forma presencial para os docentes do câmpus Lavras e de forma remota para o câmpus de São Sebastião do Paraíso.

A temática do evento busca priorizar a reflexão e atuação na perspectiva da inovação pedagógica, a partir do reconhecimento de demandas institucionais, que envolvem o processo ensino-aprendizagem, considerando questões relacionadas às metodologias de ensino; ao atendimento de estudantes com necessidades específicas; o direito de educação de qualidade a todos sem distinção e a implantação da mentoria e curricularidade da extensão nos novos currículos dos cursos de graduação. 

A diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade/UFLA), professora Francine de Paulo Martins Lima, destaca a relevância desse período letivo, em que se completa o ciclo de reformulação curricular com o início da vigência de novas matrizes e desenhos curriculares de todos os cursos de graduação da UFLA.

“Esse momento exige ainda mais a nossa atenção para que as inovações ou novidades apresentadas pelos cursos em suas matrizes curriculares e projetos pedagógicos se realizem com êxito. Assim, a temática desta X Semana de Planejamento e Formação docente e, as discussões que se darão, buscam priorizar a reflexão acerca de práticas pedagógicas e percursos formativos que considerem possibilidades de ressignificação dos fazeres docentes e discentes desenvolvidos considerando os novos projetos de formação. Para isso, é preciso a garantia de espaços e tempos para o diálogo e análise do processo ensino-aprendizagem alinhados com a proposta de formação no âmbito dos cursos. É o que buscamos provocar com essa X Semana e com a ideia de Trilhas de Formação do Procedente”, conta. 

Essa ação terá continuidade com a proposta de “trilhas de formação docente”, por meio do Programa Pró-Docente, com programação específica desenvolvida ao longo do semestre com o aprofundamento dos temas debatidos ao longo dos três dias de formação.

A programação detalhada, com horário e local das atividades, pode ser conferida no site dade.ufla.br

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.