Perfil dos formandos 2022/2: uma caminhada da UFLA pela democratização do ensino superior
Mais de 750 novos profissionais, formados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) nesta semana, podem agora construir suas carreiras, impulsionar seus sonhos e contribuir com o desenvolvimento da sociedade. O número de concluintes do segundo semestre de 2022 é o terceiro maior da história da instituição e representa um crescimento de 147% em relação ao número de egressos de dez anos atrás. Em 2012/2, foram 304 formandos, e o perfil desse público também vem se alterando no tempo.
Um levantamento feito pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Coordenadoria de Inteligência e Governança de Dados (CIGD/SGV) mostra que, por exemplo, o percentual de estudantes cotistas a se formar foi de 40% no semestre letivo 2022/2. Há dez anos, essa categoria não existia nos registros, porque era apenas o ano de início dos ingressos pela Lei de Cotas (Lei 12.711, de 2012), que teve implantação gradativa, iniciando-se em 2013 e completando-se em 2016. Como consequência, a Universidade tem se tornado mais diversa, já que 50% das vagas são reservadas a egressos de escolas públicas.
Diversidade racial
Dos formandos de 2022/2, 33% se autodeclaram pretos e pardos, enquanto há dez anos eram 25%. A pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Elisângela Elena Nunes Carvalho, comenta que o aumento do número de ingressantes pretos e pardos na UFLA é gradual e significativo, o que se reflete entre os formandos, e ressalta que a proporção ainda está abaixo da presença desse grupo na população, que é de mais de 50%, segundo dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Por isso, devemos continuar o trabalho para democratização do acesso e para a permanência dessas pessoas na universidade pública”, avalia.
O número de mulheres formandas também vem se elevando: 50% em 2012/2 e 53% em 2022/2, percentual maior do que a presença delas na população (51,1% segundo dados do IBGE de 2021). Voltando há 20 anos (2002/2), eram 31% de mulheres. A formanda Carla Cruz comentou o quanto é importante ver as mulheres colando grau e recebendo as premiações de mérito acadêmico. “Como estudante de engenharia mecânica ainda presenciei poucas mulheres no curso e, à medida que o curso avança, essa presença diminui, mas espero que ver essas pessoas aqui hoje seja o símbolo necessário para mostrar que engenharia é, sim, lugar das mulheres”.
A presença da diversidade entre os formandos de 2022/2 vai além. A agora egressa Maria Montenegro Ramessés graduou-se em Direito e falou sobre a importância do ensino superior para pessoas trans. “O Brasil, pelo 14º ano, é o país que mais assassina pessoas trans no mundo inteiro. Estima-se que 95% da população trans já teve que recorrer à prostituição como fonte de subsistência. A gente tem apenas 1% da população trans no ensino superior, realidade drástica que a gente tá lutando para modificar. Essa é a importância de as pessoas trans estarem no ensino público de qualidade e de referência, como é a Universidade Federal de Lavras”.
Distribuição geográfica
Outro marco do perfil desses "embaixadores UFLA" que agora avançam em sua vida profissional e acadêmica revela o quanto a Universidade tem um papel importante no desenvolvimento regional. O mapa do local de nascimento dos formandos 2022/2 mostra uma concentração em Minas Gerais e São Paulo, alcançando os demais estados do Sudeste. A cidade de Lavras, especificamente, concentra 21% dos diplomados nesta semana.
Ainda assim, há representantes de vários estados, como Acre, Pará, Maranhão, Ceará, Bahia, Pernambuco, Goiânia, Mato Grosso do Sul e Paraná. Na esfera internacional, um estudante de Honduras concluiu o curso de Medicina Veterinária pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Anthony René Ramos Redondo fala que, como todo estrangeiro em uma universidade com língua e cultura diferentes, teve muitos desafios, mas considera que se adaptou muito bem a Minas Gerais e ao Brasil. “Sinto muita saudade do meu país, mas a UFLA é muito acolhedora. Tenho orgulho de ser UFLA, e sempre vou ter”.
Ensino superior é para todas as idades
No quesito faixa etária, se 98% dos formandos de 2022/2 têm entre 21 e 35 anos, há 12 estudantes do semestre 2022/2 com idades entre 37 e 59 anos. Eles saem do percentual da maioria e mostram que o ensino superior pode ser uma meta em todas as fases da vida. O finalizador de vídeos Sérgio Augusto da Silva foi uma dessas pessoas. Aos 52 anos concluiu o curso em Administração Pública. “Não é fácil. Inclusive meu trabalho de conclusão de curso foi sobre o trabalhador estudante. É uma tarefa árdua. A gente tem que arrumar tempo para estudar, para trabalhar, para os relacionamentos familiares. A gente precisa de muito apoio, de muita cabeça no lugar”. Ele relata que a vontade de desistir aparece às vezes, mas é superada pela persistência. “É isso que esse dia está coroando hoje, essa vitória, esse sacrifício que a gente faz durante essa jornada“.
Para o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, essa evolução no perfil do egresso da UFLA evidencia a relevância e a efetividade da contribuição das universidades públicas para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. “Também demonstra a evolução institucional propiciada pela implantação da política de cotas, sendo mais um indicador de que ela precisa continuar. O ensino, a pesquisa e a extensão das instituições públicas são de e para todos. Além destes relevantes aspectos, poder observar que a UFLA conseguiu manter seus indicadores de sucesso na formação de graduação depois de atravessarmos a pandemia da Covid-19 é muito gratificante. Todo o esforço e sacrifício valeu a pena e a comunidade acadêmica deve sentir-se orgulhosa por ter contribuído para a vitória de mais esta turma de formandos”, resume.
Uma conquista não só do formandos, mas da família
A mãe do formando em Química Bruno Vinícius Pereira Moreira, Maria Leonilda Pereira Moreira, conta que, nesta quinta-feira, 27/4, às 10h, encerrou sua “fase de Mãe de alunos da UFLA”. Em e-mail de agradecimento enviado à Direção Executiva da Universidade, Leonilda diz que, nesses dez anos, viu os três filhos concluírem a graduação na UFLA. “Minha jornada como mãe de aluno da UFLA iniciou-se no segundo semestre de 2012, ampliou-se no primeiro semestre de 2017 e também no primeiro semestre de 2018. Meu coração foi se esvaziando da presença deles, mas ao mesmo tempo se enchendo de orgulho pela conquista de cada um”, disse.
A manifestação de Maria Leonilda expressa o quanto o ensino superior é uma conquista da família. “Quantas vezes me ligaram, ou quando conversávamos pessoalmente, e diziam o quanto estava difícil e, como mãe, eu tinha que encontrar forças para encorajá-los a não desistir. Quanto chorar sozinha!”, recordou. O depoimento também demonstra a importância das universidades em suas regiões de abrangência. “Meus pais saíram do estado de Minas Gerais e foram para o estado de São Paulo quando eu tinha apenas 7 meses, em busca de uma vida melhor, e o destino fez com que os seus netos voltassem para o estado de Minas Gerais em busca de formação e conhecimento, também almejando uma vida melhor”.
Emocionada, ela expressou o reconhecimento da importância da educação pública, da UFLA e das equipes da Instituição. “Estudando a história da UFLA, penso o quanto seria bom se tivesse tido essa oportunidade também. É nosso dever incentivar jovens a prestarem o Enem, participarem dos programas de governo para que tenham a oportunidade de ingressar no Ensino Superior e, assim, defender a Escola Pública. Nestes dez anos, muita coisa aconteceu, a Universidade ampliou seus prédios, departamentos, cursos e até enfrentou uma pandemia, mas vocês (UFLA) não mediram esforços para que os alunos continuassem a receber sua formação. Teria muita coisa para falar ainda, mas me despeço AGRADECENDO e PARABENIZANDO a todos (Reitor, Professores e funcionários) que se dedicam para a formação dos novos profissionais que atuarão no Mercado de Trabalho”.
Solenidades
As turmas de 2022/2 colaram grau em oito solenidades realizadas em 26/4 e 27/4, presididas pelas unidades acadêmicas e organizadas pelo setor de Cerimonial da UFLA. Acesse as fotos nos álbuns abaixo e consulte a lista de estudantes homenageados por mérito acadêmico e esportivo.
Assista ao Rebobina Aí! especial de formatura
Clique nas fotos para acessar os álbuns completos
Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal)
Escola de Engenharia (EEng)
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA)
Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch)
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet)
Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV)
Instituto de Ciências Naturais (ICN)