FORMAÇÃO DOCENTE

Inovação pedagógica foi destaque da X Semana de Planejamento e Formação Docente

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Sexta, 12 Mai 2023 16:04 | Última Atualização: Sexta, 12 Mai 2023 18:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

A “Flexibilidade Pedagógica na Graduação” foi tema da décima edição da Semana de Planejamento e Formação Docente (SPFD), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizada entre os dias 2 e 5/5. A iniciativa é organizada no início de cada semestre letivo pela Pró-Reitoria de Graduação, por intermédio da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade).

O evento integra o conjunto de ações de planejamento e formação continuada dos docentes da UFLA, para promover reflexões sobre os desafios e as possibilidades de ações e aprimoramento dos cursos de graduação.

De acordo com a diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino e coordenadora-geral da Semana de Planejamento e Formação Docente, Francine de Paulo Martins Lima, a temática desta edição serviu para ampliar as discussões iniciadas em outros momentos de formação docente realizados na instituição, com o foco no aprimoramento dos de currículos e percursos formativos no âmbito dos cursos de graduação.

“Para que tenhamos currículos inovadores é preciso dialogar e debater sobre as possibilidades de flexibilização, inovação e redirecionamento de rotas em prol de uma formação sólida e que atenda às exigências da atualidade. Assim, é preciso flexibilizar, é preciso inovar e, consequentemente, reconfigurar o processo ensino-aprendizagem e a compreensão do espaço-tempo para a aprendizagem para além da sala de aula. Nesse sentido é que se delimitou o tema Flexibilidade pedagógica na graduação: problematizando possibilidades de práticas, espaços e tempos para o processo ensino-aprendizagem”, detalhou a Francine.

Ao longo da formação, os diálogos acerca da flexibilização pedagógica foram ampliados com discussões que abordaram: as possibilidades de desenvolvimento de educação híbrida; os processos de mentoria acadêmica; curricularização da extensão; metodologias ativas e sobre as possibilidades de atendimento à estudantes com necessidade específicas na perspectiva de uma universidade inclusiva.

Os temas abordados estão relacionados à questões que emergem do contexto da sala de aula da graduação, ou ainda, de demandas relacionadas às possibilidades de inovação do currículo e até mesmo de demandas relativas à implantação de novas diretrizes curriculares dos diferentes cursos da UFLA.

Ainda de acordo com a coordenação do DADE, todas as temáticas abordadas no encontro terão continuidade nas trilhas de formação do Programa de Formação docente continuada (PRODOCENTE).

“Dessa forma, teremos o aprofundamento das temáticas contempladas na semana de formação, no entanto, com a possibilidade de acompanhamento de práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes envolvendo as diferentes temáticas. A ideia é que as discussões possam reverberar em práticas diversificadas e situadas nas demandas de cada professor com os seus grupos de estudantes”, destaca Francine.

As trilhas são destinadas aos coordenadores e seus colegiados, docentes, técnicos administrativos, docentes voluntários da UFLA e serão conduzidas por docentes da instituição, referências na área e temáticas definidas para as trilhas, que são: metodologias ativas e inovação pedagógica; mentoria acadêmica na graduação e curricularização da extensão no contexto das práticas pedagógicas.

Todas as trilhas terão cerca de quatro encontros distribuídos ao longo do semestre. As inscrições estarão disponíveis no período de 15 a 22/05 pelo SIG, com vagas limitadas.

Sobre a Dade

A Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade) é vinculada à Pró-reitoria de Graduação (PRG). O órgão foi criado em 2016 com a finalidade de apoiar as ações de avaliação, ensino e aprendizagem dos cursos de graduação.

Dentre suas ações, destacam-se a realização semestral da Semana de Planejamento e Formação Docente Continuada; a oferta, em fluxo contínuo, de cursos de formação; o apoio aos processos de avaliação externa e a realização de avaliações internas.