Fapemig aprova 24 projetos da UFLA em chamada de jovens doutores
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou um aporte extra para a chamada 17/2022, referente ao Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Ao todo, a UFLA teve 24 propostas aprovadas nesse aporte, em cinco das nove câmaras de avaliação da Fapemig. Consulte a lista de projetos divulgadas (P2).
O programa tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado de Minas Gerais, induzindo a inclusão de jovens doutores em equipes de pesquisa.
O financiamento é voltado para concessão de 150 bolsas de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) ou Pós-Doutorado Empresarial (PDI) com duração de até 24 meses, a serem financiadas pelo CNPq, acompanhadas de auxílio à pesquisa para a realização do projeto, cujos recursos somam cerca de 26 milhões de reais. Além do financiamento da contrapartida, a Fapemig também arcará com os valores das bolsas de pós-doutorado.
Os projetos foram avaliados de acordo com as nove câmaras temáticas de avaliação: CAG (Agricultura), CVZ (Medicina Veterinária e Zootecnia), CBB (Ciências Biológicas e Biotecnologia), CDS (Ciências da Saúde), CEX (Ciências Exatas e dos Materiais), CRA (Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais), CSA (Ciências Sociais Aplicadas), CHE (Ciências Humanas, Sociais e Educação) e TEC (Arquitetura e Engenharias).