Ir direto para menu de acessibilidade.
Assistência Estudantil

Evento aborda avanços e desafios do Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Específicas - Padnee

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quinta, 22 Junho 2023 16:08 | Última Atualização: Quinta, 22 Junho 2023 16:21

Luana do Nascimento é estudante de Filosofia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). No dia 16 de junho, ela compartilhou a sua trajetória na UFLA, que teve início no curso de Agronomia, em evento organizado pelo Setor de Acessibilidade e Inclusão da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), intitulado “Bate-papo com o Padnee”. Luana está entre os estudantes integrantes do Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Específicas (Padnee). 

O evento foi realizado no anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG) e contou com a presença da equipe do Padnee, dos estudantes assistidos, monitores, intérpretes de Libras e docentes.

Durante sua fala, a estudante destacou os pontos positivos de sua vivência acadêmica, compartilhou experiências bem sucedidas com docentes e a relevância do apoio do Padnee. Luana também reforçou a necessidade de os estudantes serem protagonistas de sua história e sugeriu a organização de uma representação estudantil das pessoas com deficiência no âmbito do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Além da estudante, o encontro contou com a participação da pró-reitora Elisângela Nunes Carvalho e do coordenador do setor de Acessibilidade e Inclusão, Wanderson Samuel Moraes de Souza. Eles deram boas-vindas aos estudantes participantes e explicaram algumas das políticas de assistência estudantil e comunitária promovidas pela UFLA. A pró-reitora destacou o papel do Padnee como programa capaz de apoiar a permanência de estudantes no enfrentamento de diferentes dificuldades.  

A professora Sílvia Helena Rigatto, do Departamento de Direito, encerrou as atividades chamando os participantes para refletirem sobre a condição atual do programa e as metas que querem alcançar, “Onde estamos e para onde desejamos ir?”, observou a professora, destacando o avanço das políticas públicas e o pioneirismo da Universidade em dar aos estudantes com necessidades específicas condições de inclusão, permanência e aprendizagem.  

Quer saber mais sobre o Padnee? Acesse a página do programa https://praec.ufla.br/servicos-em-destaque/padnee

PADNEE evento

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção