PÓS-GRADUAÇÃO

Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação realiza 100ª defesa de mestrado

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 30 Junho 2023 12:48 | Última Atualização: Sexta, 30 Junho 2023 13:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nesta sexta-feira (30/6), o Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou a 100ª defesa de dissertação de mestrado. O marco foi celebrado com uma mesa de abertura especial da banca examinadora.

A dissertação foi elaborada pelo estudante Marcelo Rodrigo dos Santos, com a orientação da professora Renata Lopes Rosa. A pesquisa analisou opiniões emitidas por usuários e publicadas nas redes sociais sobre experiências com redes de serviços móveis, com o objetivo de identificar novos indicadores de qualidade da experiência com serviços de telecomunicações.

Na solenidade, a pró-reitora de Pós-graduação, professora Adelir Aparecida Saczk, elogiou a trajetória do programa. “O mestrado em Ciência da Computação evoluiu na última avaliação quadrienal da Capes para a nota 4, é um dos cursos da UFLA que mais recebem estudantes estrangeiros e quase todos os egressos já saem empregados”.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet), professor João Domingos Scalon, enfatizou que “o programa de pós-graduação em Ciência da Computação já está consolidado e desenvolve pesquisas de excelência, devolvendo à sociedade, com muita qualidade, todo o investimento social realizado”.

Também presente à solenidade, a chefe do departamento de Computação Aplicada, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, lembrou que “cada uma das defesas anteriores a essa 100ª foram um degrau para chegar a esse momento, que demonstra a maturidade alcançada pelo programa na pesquisa e na formação profissional”.

A solenidade de abertura da banca examinadora também contou com a participação dos ex-coordenadores Eric Melo e Luiz Henrique Correia, outros docentes e estudantes do programa, além de familiares do mestrando.

Sobre o PPG

defesa 100 ccO Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação iniciou as atividades em 2012, com o propósito de qualificar, em bases científicas e tecnológicas, profissionais capazes de conduzir projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em Informática, bem como atuar na docência no ensino superior.

Ao longo desses 11 anos, foram defendidos trabalhos em diversas áreas, vinculadas a três linhas de pesquisa: Inteligência Artificial e Otimização, Sistemas de Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.

“A dissertação do Marcelo, que marca essa 100ª defesa, mostra como os trabalhos desenvolvidos no programa avançam no conhecimento técnico em computação, em diálogo com aplicações em uso na sociedade”, afirma o atual coordenador do programa, professor André Pimenta Freire.