Ir direto para menu de acessibilidade.
Ampliando o conhecimento

Dicas de Português - A verdadeira MUÇARELA

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quinta, 27 Julho 2023 15:08 | Última Atualização: Sexta, 11 Agosto 2023 10:34
Gentileza solicitar descrição da imagem

Já faz um bom tempo que me fizeram uma curiosa consulta: “Professor, é verdade que muçarela se escreve com cê-cedilha?

É claro que sim... Embora a maioria escreva “mussarela” com dois esses, o correto é escrever com cê-cedilha. Importante também é você saber por quê.

O nosso sistema ortográfico estabeleceu que, nas palavras estrangeiras aportuguesadas, o fonema /ce/ , diante das vogais “a”, “o”, “u”, deve ser grafado com cê-cedilha: “ça”, “ço”, çu”. Em razão disso, é que escrevemos: açaí, miçanga, paçoca (palavras vindas de línguas indígenas e africanas(, açúcar (do árabe), praça (do espanhol), palhaço (do italiano)...

Muçarela vem do italiano mozzarella. Os dicionários, num primeiro momento, só registraram mozarela, mas essa forma gráfica nunca se consagrou, provavelmente porque a pronúncia no Brasil não é /mozarela/.

A forma “mussarela”, sem dúvida, é a amis usada e já aparece registrada em alguns dicionários, mas contraria o nosso sistema ortográfico vigente e não está registrada no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de letras.

Assim, oficialmente, devemos escrever MUÇARELA.

Fonte: Dicas de português – Prof. Sérgio Nogueira (com adaptações)

Paulo Roberto Ribeiro – Coordenadoria de Comunicação Social

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção