Carros desenvolvidos por estudantes da UFLA são destaque em competição nacional tipo Fórmula
De 3 a 6 de agosto, estudantes de Engenharia de 13 Estados brasileiros, Distrito Federal e uma equipe do Peru apresentaram seus carros em duas competições que movimentaram o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, Estado de São Paulo. As equipes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Zeus Formula SAE e Hybrid Fórmula-E, foram destaque na 19ª Competição Fórmula SAE Brasil e SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, respectivamente.
A equipe Zeus Formula SAE obteve o 3° lugar no ranking nacional da Fórmula SAE Brasil. Nesta edição, também obteve destaque em algumas provas, como o Enduro, em que conquistou a 3ª posição, se consolidando entre as melhores equipes do País. A Equipe Hybrid Fórmula-E conquistou o primeiro lugar na etapa classificatória para novas equipes SAE Brasil & Ballard Student H2Challenge 2023. Além da primeira classificação geral, a equipe conquistou uma segunda premiação: o certificado de equipe com maior percentual de mulheres.
A logomarca da UFLA estava estampada nos carros das duas equipes, levando o nome da Universidade para uma das competições mais esperadas pelos estudantes universitários que projetam e desenvolvem protótipos tipo fórmula ou baja híbrido. Ao todo, participaram da competição 46 carros a combustão e 17 carros elétricos.
Trajetória de sucesso
A equipe Zeus Formula SAE foi criada em 2014 justamente para a competição. Ela compete com um carro do tipo fórmula, na categoria combustão. O carro foi projetado e construído na oficina da equipe, localizada no Centro de Tecnologia de Mecanização Agrícola (Cetemag) da UFLA. Tem como coordenador o professor Jackson Antônio Barbosa e a orientação dos professores Carlos Eduardo Castilla Alvarez e Diogo Tubertini Maciel. Atualmente conta com 26 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Controle e Automação, que projetam, desenvolvem e manufaturam todo o veículo que é utilizado na competição.
De acordo com o capitão da equipe, o estudante de Engenharia Mecânica Raphael de Jesus Paula, o desenvolvimento do projeto exige muitos investimentos, sendo viabilizado com o apoio de patrocinadores. “Devido à falta de investimentos e de recursos limitados, desenvolvemos projetos de alta complexidade com o menor custo possível. Vale ressaltar que, mesmo com o baixo investimento, atualmente somos a terceira melhor do Brasil, tendo grande visibilidade nacional”, considerou.
A trajetória da equipe Zeus Formula SAE é mesmo surpreendente. Ela competiu pela primeira vez em 2017, obtendo o 23° lugar de 50 equipes, já como a melhor equipe estreante no ano. Em 2018, conquistou o 17º lugar; em 2019, o 13º; em 2020, o 11° e, em 2022, o 7° lugar entre todas as equipes participantes. Na competição de 2023, obteve o 3° lugar no ranking nacional.
O próximo passo é conseguir financiamento para projetar o carro para a competição de 2024. A equipe já planeja mudanças para aumentar a performance do veículo e sonha em projetar um carro ainda melhor, para trazer mais um troféu para a UFLA.
Carro 100% elétrico
A Equipe Hybrid Fórmula-E conquistou o primeiro lugar na etapa classificatória para novas equipes SAE Brasil & Ballard Student H2Challenge 2023, na categoria elétrico. Neste desafio, o objetivo era apresentar carros tendo como principal fonte de energia uma célula de hidrogênio. Em sua primeira participação nesta competição, o somatório de todas as provas garantiu a primeira colocação entre as novas equipes participantes. Com 10 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação, a equipe também participou da Competição Fórmula SAE Brasil, porém, apenas das provas de desempenho estático, ficando na 13ª posição geral.
Entusiasta de novas tecnologias e fontes de energia limpa, a atual capitã da equipe Hybrid Fórmula-E, a estudante de Engenharia Mecânica Patrícia Mainardi Tortorelli Rodrigues, estava aguardando a nova chamada para o desafio desde o final de 2020, quando entrou para a equipe e conheceu os outros programas da SAE BRASIL. “A inscrição para novas equipes foi aberta em maio e não tive dúvidas de que era uma ótima oportunidade para a equipe ter contato com tecnologia de ponta, softwares de simulação e com empresas fabricantes destas tecnologias. A organização da competição tem auxiliado as equipes com o conhecimento necessário para o desenvolvimento do carro híbrido com célula de hidrogênio”, comenta a estudante.
A Equipe Hybrid Fórmula-E foi fundada pelos professores Henrique Leandro Silveira, da Engenharia Mecânica, e pelo professor Fábio Domingues de Jesus, coordenador da Engenharia de Controle e Automação. Ambos orientam a equipe até hoje, que nasceu voltada para a competição Fórmula SAE elétrico, tendo sua primeira participação em 2019.
O veículo elétrico foi projetado e construído na oficina localizada no subsolo do prédio das engenharias, incluindo os projetos elétricos e eletrônicos, que compreendem principalmente o projeto do sistema trativo e segurança. A equipe Hybrid conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e apoio de empresas patrocinadoras.
Sobre a SAE e SAE Brasil
A SAE International é uma das principais fontes de normas e padrões relativas aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, congregando 138 mil engenheiros técnicos especialistas relacionados ao mercado automotivo. A SAE BRASIL representa importantes fontes de conhecimento e atualização tecnológica da indústria, focadas em inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional. Por meio de eventos técnicos, cursos e competições, a associação é reconhecida no ecossistema da mobilidade.